Diário de um Banana 3 – Dias de Cão

Crítica – Diário de um Banana 3 – Dias de Cão

E vamos à terceira parte desta simpática franquia infanto-juvenil!

Tempos de férias escolares, tudo o que Greg quer é jogar videogame. Mas seu pai insiste que ele faça atividades fora de casa, o que leva Greg a ir a um clube, onde acaba encontrando a paixão platônica da escola.

Nunca li nenhum dos livros “O Diário de um Banana”, escritos por Jeff Kinney (perdi a conta, acho que estamos no sexto ou sétimo livro). Mas minha filha de 11 anos é uma ávida leitora das aventuras do “banana” Greg, e me falou algo curioso: “Dias de Cão” é o subtítulo do quarto livro. Fui pesquisar no imdb, descobri que este roteiro é baseado no terceiro e quarto livros. Gostei disso – se não tem história pra esticar, junta-se dois livros num filme. Muito melhor do que a atual moda caça-níqueis de se esticar um livro em dois filmes (como Harry Potter ou Crepúsculo, por exemplo).

Dirigido por David Bowers (o mesmo do segundo filme), Diário de um Banana 3 – Dias de Cão segue a linha dos primeiros filmes: um filme simples, engraçado e despretensioso, que diverte os mais jovens sem ofender a inteligência dos adultos que os acompanham – mal que ocorre em alguns filmes infantis. E, assim como acontece nos outros filmes, temos criativos efeitos visuais misturando trechos desenhados do diário com as imagens com os atores.

O roteiro é bem escrito – um dos roteiristas é o próprio Jeff Kinney. Desta vez vemos o atrapalhado Greg em suas investidas românticas. Não que tenha ficado ruim, longe disso. Mas senti falta de uma maior participação de personagens engraçados – o genial Fregley quase não aparece…

A manutenção de todo o elenco é um grande trunfo da série. Como aconteceu na franquia Harry Potter (de uma maneira muito mais modesta, claro), todo o elenco aqui estava nos dois primeiros filmes. O carismático Zachary Gordon lidera o bom jovem elenco, que conta com Robert Capron, Devon Bostick, Peyton List e Grayson Russell. Nos papeis adultos, Steve Zahn e Rachael Harris, nomes um pouco mais conhecidos.

(Chloe Moretz, que estava somente no primeiro filme, também não aparece aqui…)

Apesar da boa vendagem dos livros, a série Diário de um Banana não tem muito hype (como um Jogos Vorazes, por exemplo). O segundo filme passou nos cinemas, mas este terceiro, assim como o primeiro, acho que só chegou aqui em dvd, apesar de ter um “Cinemark” na imagem aí de cima.

Leve e despretensioso, Diário de um Banana 3 – Dias de Cão não é um grande filme – nem quer ser. Mas vai agradar os fãs da série.

Categorias: Comédia, Steve Zahn, Teen

Preenchimento obrigatório *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*