Rede de Mentiras

rede-de-mentiras-poster01

Rede de Mentiras

Tenho o hábito de de vez em quando passear por locadoras que vendem dvds usados para “garimpar”. Outro dia vi este Rede de Mentiras, dirigido pelo Ridley Scott (AlienBlade Runner) e estrelado por Leonardo DiCaprio e Russell Crowe. Perdi quando passou nos cinemas, então resolvi levar pra casa.

Rede de Mentiras toca num assunto delicado: Oriente Médio. DiCaprio e Crowe são agentes da CIA na luta contra o terrorismo – um está em Langley, nos EUA, enquanto o outro está baseado em Amã, na Jordânia. Para se aproximar da Al Qaeda, resolvem “inventar” um terrorista – daí as “mentiras” do título.

O filme é a cara do outro Scott, o Tony, irmão mais novo de Ridley. Tony Scott nos deu filmes como Inimigo do Estado e Deja Vu, onde vemos um monte de câmeras de vigilância e imagens de satélites – boa parte de Rede de Mentiras segue essa onda.

Rede de Mentiras não é um filme obrigatório na excelente filmografia de Ridley Scott, mas é eficiente no que se propõe. A trama, baseada no livro homônimo de David Ignatius, é interessante e muito bem conduzida. Só não convence muito: será que no mundo real seria tão fácil assim criar tal rede de mentiras?

A princípio achei que o personagem do DiCaprio era árabe – felizmente tiveram bom senso e não fizeram isso, ia ser muita forçação de barra, não?

Curiosidade: os hoje astros Crowe e DiCaprio já dividiram a tela antes, no distante ano de 1995, no faroeste trash Rápida e Mortal, de Sam Raimi (Arraste-me Para O Inferno). Só que o star power de ambos era bem menor: enquanto DiCaprio era uma jovem estrela em ascenção, Crowe era praticamente um desconhecido.

Preenchimento obrigatório *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*