Top 10: Filmes Que Vi Em Festivais e Mais Ninguém Ouviu Falar

Top 10: Filmes Que Vi Em Festivais e Que Ninguém Nunca Mais Ouviu Falar

Acabei minha jornada no Festival do Rio 2010. Este foi um bom ano, consegui ver 24 filmes!

Quem me conhece, sabe que heu sempre foco no lado underground da programação. Aí, todo ano, findo o Festival, saem listas de filmes badalados, e os que heu vi não estão lá…

Resolvi então montar um Top 10 diferente. Um Top 10 pessoal, na verdade uma lista de 10 filmes que vi em festivais e nunca mais ninguém ouviu falar deles…

Claro que o título “ninguém ouviu mais falar” é exagerado. Alguém vai ler esta lista e vai dizer “ora, mas eu vi o filme x!” Mas esse alguém vai ter que concordar comigo que quase ninguém mais viu…

Como esta é uma lista pessoal, tomei a liberdade de incluir outros festivais. Tem um filme visto no festival Rion Fan, um de um festival de filmes espanhóis (sem legenda!) e um de um festival de cinema de horror brasileiro.

E como não lembro os anos exatos de cada festival, vamos à ordem cronológica…

Ah, tem outro problema: são filmes que “mais ninguém ouviu falar”, né? Então… Provavelmente tem muito mais, mas heu me esqueci deles… Por isso que está mais concentrado nos últimos anos.

Lembrando, sempre, dos outros Top 10 já feitos aqui no do blog: filmes de zumbi, filmes com nomes esquisitos, filmes sem sentido, personagens nerds, estilos dos anos 80, melhores vômitos, melhores cenas depois dos créditos, melhores finais surpreendentes, melhores cenas de massacre, filmes dos ano 80 e 90 nunca lançados em dvd no Brasil, estilos de filmes ruins, casais que não convencem, musicais para quem não curte musicais, melhores frases de filmes, melhores momentos de Lost, maiores mistérios de Lost, piores sequencias, melhores filmes de rock, melhores filmes de sonhos, melhores filmes com baratas, filmes com elencos legais, melhores ruivas e melhores filmes baseados em HP Lovecraft. Visitem!

Papai Noel Conquista os Marcianos (1964)

Um filme bobo, com uma trama absurda, onde o rei de Marte captura o Papai Noel. O que tornou este filme especial pra mim foram as circunstâncias sob as quais heu o vi: uma sessão trash na pequena sala 3 do Estação Botafogo, lotada, onde TODOS os espectadores entraram na pilha de fazer troça do filme. Parecia uma sessão de The Rocky Horror Picture Show!

Santo Contra a Invasão dos Marcianos (1965)

Um lutador de telecatch mexicano salvando o mundo de uma invasão alienígena! O filme traz pérolas como, logo no início do filme, o líder marciano dizendo: “a partir de agora, falaremos em espanhol”. Vi numa mostra de sci-fi mexicano, dentro da programação do Festival do Rio, alguns anos atrás.

Ação Mutante (1993)

Um grupo terrorista composto por pessoas deformadas combate o culto à beleza, atacando academias e programas de ginástica na tv. Filme de estréia do hoje conhecido diretor Álex de la Iglesia (Crime Ferpeito, Perdita Durango). Vi Ação Mutante sem legendas num festival de filmes espanhóis – na época, o único nome conhecido era Almodóvar, na produção…

Semen – Uma História de Amor (2005)

Comédia espanhola sobre um um biólogo que trabalha em uma clínica de inseminação artificial que se apaixona por uma trapezista de circo maluquinha e quer inseminá-la. A bonitinha e desinibida Leticia Dolera vale o ingresso. Mas o filme nunca foi lançado…

Brothers of The Head (2005)

É um “mockumentary”, um documentário fake, sobre uma banda dos anos 70 liderada por dois gêmeos siameses, um vocalista, outro guitarrista. A banda nunca existiu, mas o filme traz várias “imagens de arquivo”, além de depoimentos atuais de pessoas que acompanharam a carreira dos gêmeos.

Casa Negra (2008)

Achei que este filme coreano seria na mesma onda sobrenatural dos filmes de terror asiáticos que aportaram por aqui nos últimos anos. Que nada! Parece um legítimo giallo italiano dos anos 80, com muito sangue, muito gore, e pitadas de humor negro! Uma agradável surpresa!

Estrada Para o Inferno (2008)

Um trash paquistanês com uma trama que mistura zumbis com uma família de assassinos sádicos é um filme obrigatório na filmografia de um fã de esquisitices. Este não rolou no Festival do Rio, foi no Rio Fan, festival de cinema fantástico que infelizmente não teve uma segunda edição…

Morgue Story – Sangue, Baiacu e Quadrinhos (2009)

Uma comédia trash de humor negro, nacional, misturando quadrinhos, zumbis e catalepsia, tudo isso dentro de um necrotério, é um filme que deveria estar disponível para todos. Mas só ouvi falar quando passou no Festival do Rio de 2009. Torci para que fosse lançado no circuito, mas, até agora, não apareceu nem em dvd…

Human Zoo (2009)

Este filme foi dirigido pela Rie Rasmussen, atriz de Femme Fatale e Angel-A. Até aí, nada demais. Mas ela não só estava presente na sessão, como ainda elogiou minha camisa! Convenhamos, não é todo dia que a gente fica de papo com uma atriz que contracenou com a Rebecca Romijn-Stamos em cenas calientes…


Mangue Negro
(2009)

Não é todo dia que a gente tem a oportunidade de ver um filme trash nacional de zumbis canibais, né? Mangue Negro foi feito no Espírito Santo, e está pra ser lançado em dvd. Mas rolou um festival de cinema de horror nacional no CCBB na virada do ano, acredito que foi a única ocasião que passou numa tela grande aqui no Rio…

E agora, qual será o próximo Top 10?

Um comentou em “Top 10: Filmes Que Vi Em Festivais e Mais Ninguém Ouviu Falar

  1. Santo!!! Eu pensava ter assistido todos filmes de Santo, o vingador mascarado que protegia todos sob sua identidade secreta, cuja máscara geralmente era retirada nos últimos segundos do filme quando ele finalmente descansava em casa.
    A valentia, inteligencia e a barriga saliente dele realmente marcaram época.
    Porque é tão difícil estes filmes voltarem?

Preenchimento obrigatório *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*