Top 10: Melhores Filmes Trash

Top 10: Melhores Filmes Trash

E vamos a mais uma sugestão do leitor DanielFGS: os melhores filmes trash!

Sou muito fã dos famosos trash movies. Lembro de uma edição do Festival do Rio com uma mostra inteiramente dedicada a esses filmes ruins. Vi pérolas sensacionais como Papai Noel Conquista os Marcianos e 2000 Maníacos. Vi Roger Corman passar ao meu lado, mas não fui na “sessão de gala” onde ele estaria, porque tinha ingresso comprado pra ver Cynthia – A Boneca do Diabo.

O trash é um conceito difícil de trabalhar. Afinal, é complicado definir o que é um filme trash. Muita gente confunde, e chama de trash qualquer filme de terror de baixo orçamento. Mas não é por aí, alguns nem são terror. E nem todo filme ruim é trash, às vezes é ruim mesmo.

Além disso, o conceito é muito subjetivo. Estamos falando do “melhor filme ruim”. Na minha humilde opinião, existem basicamente dois tipos de filmes trash. Existem produções propositalmente com cara vagabunda – o exemplo mais famoso é a Troma, uma produtora exclusivamente de filmes trash. O outro exemplo são os trashs involuntários, filmes ruins, mas tão ruins, que ficam divertidos. Costumo dizer que estes filmes transcendem: de tão ruins, viram bons.

A lista que segue tem ambos exemplos. Claro que tive que deixar coisa boa de fora, não pude citar os primeiros do Zé do Caixão, não entrou nada do Roger Corman, nenhum japonês ultra-gore, nada da onda recente de exploitation, só peguei um filme da Troma e um do Peter Jackson… Mas acho que é uma boa seleção.

Ou não. Tudo depende se você tem bom gosto. 😉

Vamos aos filmes…

.

10. Hard Rock Zombies

Parece um filme ruim como muitos por aí. Mas tem um “plot twist” sensacional: em determinado momento, o vilão revela que é o próprio Hitler! E não para aí, o filme ainda tem anões, lobisomens, nazistas pervertidos sexuais e, claro, roqueiros zumbis.

9. As Sete Vampiras

O diretor brasileiro Ivan Cardoso (O Segredo da MúmiaUm Lobisomem na Amazônia) inventou uma expressão para classificar os seus filmes: “terrir”. As Sete Vampiras traz uma trama absurda e divertidíssima que envolve vampiros, mulheres seminuas e uma planta carnívora.

8. O Vingador Tóxico

O nerd local da cidadezinha cai num barril de lixo tóxico e vira um monstro super-heroi. Talvez o mais famoso filme da Troma, produtora especializada em filmes trash, de onde saíram pérolas como Tromeu e Julieta, Terror Firmer e Poultrygeist.

7. Manos The Hands Of Fate

História ridícula, atuação patética, edição toda errada, e por aí vai. Manos, The Hands Of Fate transcende duas vezes. Ele é tão ruim que fica bom, mas é TÃO RUIM que volta a ser ruim… Só recomendado àqueles de estômago forte.

6. Evil Dead

Hesitei muito em citar o genial Sam Raimi em uma lista dessas. Mas, ok, dou o braço a torcer: a trilogia Evil Dead é trash. É a prova que filme trash também pode ser bom, afinal, o primeiro Evil Dead, A Morte do Demônio, é um dos melhores filmes de terror da história!

5. Dark Star

Quase toda a filmografia de John Carpenter tem um pé no trash. Arriscaria dizer que é o ar trash que torna geniais filmes como Eles Vivem, Os Aventureiros do Bairro Proibido e Fuga de Nova York. Mas trash legítimo é o seu primeiro filme, este quase desconhecido Dark Star, uma ficção científica com efeitos risíveis.

4. Ataque dos Tomates Assassinos

Talvez o trash mais famoso por aqui, Ataque dos Tomates Assassinos parte de uma premissa sensacional: tomates se revoltam e atacam humanos. A falta de efeitos especiais é sensacional. Hoje estrela do primeiro escalão, George Clooney atuou na segunda parte do filme.

3.  Cinderela Baiana

Este é um dos casos de trash involuntário, afinal, acredito que a intenção era fazer um filme popular com uma dançarina famosa. Mas o filme é tão ruim, mas tão ruim, que ver Cinderela Baiana se torna uma experiência quase dolorosa. Absolutamente tudo no filme é um desastre.


2. Plano 9 do Espaço Sideral

Ed Wood foi tão cara de pau que pegou imagens aleatórias do recém falecido Béla Lugosi e misturou com cenas de outro ator cobrindo o rosto para o filme. É considerado o pior filme de todos os tempos por várias listas por aí, mas ainda acho que ele fez coisa pior, como Glen or Glenda – pelo menos Plan 9 é divertido.

1. Bad Taste – Náusea Total

Peter Jackson hoje é um cineasta respeitado, diretor de sucessos de bilheteria e dono de um Oscar de melhor diretor. Mas seu início de carreira na Nova Zelândia foi com filmes trash vagabundos e geniais. Fome Animal é melhor, mas Bad Taste –  Náusea Total é mais trash.

.

.

Se você gostou do Top 10: Melhores Filmes Trash, o Blog do Heu recomenda os outros Top 10 já publicados aqui:
filmes de zumbi
filmes com nomes esquisitos

filmes sem sentido
personagens nerds
estilos dos anos 80
melhores vômitos
melhores cenas depois dos créditos
melhores finais surpreendentes
melhores cenas de massacre
filmes dos ano 80 e 90 nunca lançados em dvd no Brasil
estilos de filmes ruins
casais que não convencem
musicais para quem não curte musicais
melhores frases de filmes
melhores momentos de Lost
maiores mistérios de Lost
piores sequencias
melhores filmes de rock
melhores filmes de sonhos
melhores filmes com baratas
filmes com elencos legais
melhores ruivas
melhores filmes baseados em HP Lovecraft
filmes que vi em festivais e mais ninguém ouviu falar
Atores Parecidos
Atrizes Parecidas
filmes de lobisomem
melhores trilogias
filmes de natal
melhores filmes de 2010
coisas que detesto nos dvds
melhores filmes da década de 00
filmes de vampiro

melhores diabos
cenas de sexo esquisitas

ficção cientifica ou não ficção científica

filmes de vingança

marcos nos efeitos especiais
filmes estrangeiros que fazem referência ao Brasil

personagens que morreram e voltaram

filmes de macho
filmes de máfia
visual deslumbrante
favoritos do heu
filmes de humor negro
mulheres duronas
filmes com viagem no tempo
melhores lutas longas
melhores adaptações de quadrinhos de herois
piores adaptações de quadrinhos de herois

9 comentaram em “Top 10: Melhores Filmes Trash

  1. Veleu por mais uma vez usar uma de minhas sugestões,E concordo com a sua definição de “Trash”,são mesmo esses dois exmplos:Filmes ruins de propósito e filmes ruins mesmo,que acabam sendo bons.

  2. Pingback: Top 10: Filmes com Teclados « Blog do Heu

  3. FILME QUE BATE RECORDE BRASILEIRO FOI PRODUZIDO COM APENAS R$100
    Sou o 1º brasileiro à entrar para o Livro dos Recordes, como diretor e criador do filme amador mais longo e complexo do Brasil, filme esse que já foi divulgado no Programa do Jô, e a entrevista faz parte do filme, o filme eu fiz em casa, sem nenhum orçamento, com a ajuda somente de meus amigos da banda, e é a maior polêmica do momento na internet. Entrem no site dos recordistas brasileiros RANKBRASIL.COM.BR e leiam a matéria do filme NA CARA E NA CORAGEM, é uma excelente entrevista para incentivar o cinema nacional, eu fiz um filme sem grana e sem recursos, sem dublê, com uma trama bem complexa e cheia de suspense, ação, terror e ficção, com um desfecho revelador, eu gostaria de falar sobre isso e explicar as pessoas que nunca desistam de seus sonhos. Mesmo com efeitos especiais rudimentares, imagens sem definição, erros de continuidade, cenários inapropriados e com interpretações amadoras, eu realizei um filme caseiro 100% NACIONAL que entrou para o Livro dos Recordes, sou o 1º e único brasileiro à conquistar isso!!! E quero mostrar que o cinema no brasil vai melhorar ainda mais, mesmo sem orçamentos milionários!!! Sou Augusto Vasconcelos, o 1º recordista brasileiro de 2012. E nas cenas perigosas onde fui atropelado 20 vezes, arrastado por um caminhão e fiquei pendurado de um viaduto de 30 metros sem nenhum equipamento, tudo isso em 1 dia e mostrar à todos que mesmo num filme “cheio de erros” é possível acredita e sonhar alto. tel: (21) 94631991.
    http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/061h/Mais_Longo_Filme_Amador

    http://www.youtube.com/watch?v=Kw6CuiwMBEs versão compacta de 150 minutos

Preenchimento obrigatório *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*