Top 10: Realidade Fake

Top 10: Realidade Fake

Sabe quando vemos um filme com imagens que parecem verídicas, mas na verdade foi tudo encenado? Este é o estilo que será abordado hoje!

Na verdade, não sei exatamente como chamar este tipo de filme. Existe o termo “mockumentary”, que significa “documentário falso” – mas alguns dos filmes da lista não são documentários…

Durante a pesquisa para este Top 10, li coisas boas sobre dois filmes que ainda não vi, Forgotten Silver e Best in Show. O primeiro é dirigido por Peter Jackson; o segundo, por Christopher Guest, um dos membros do Spinal Tap. Acredito que ambos sejam bons e mereçam estar aqui, mas como ainda não os vi, os deixarei de lado. Mesmo assim, vou procurá-los para ver!

Mais uma vez, preciso agradecer a ajuda do meu grande amigo Oswaldo Lopes Jr., que me auxiliou na lista final. Valheu, Oz!

Vamos aos filmes?

.

10. Cannibal Holocaust (1980)

Causou grande polêmica quando foi lançado. Na época, em 1980, muita gente realmente acreditou que tudo aquilo era real. O filme em si não é grandes coisas, mas entra pelo pioneirismo.

9. Atividade Paranormal (2007)

Heu particularmente não acho muita graça na série Atividade Paranormal, mas a sua popularidade é inegável. Já foram duas continuações e uma franquia japonesa!

8. Contatos de Quarto Grau (2009)

Milla Jovovich aparece como ela mesma para apresentar dramatizações de casos de pessoas abduzidas. Aqui mesmo no blog tem um grande debate sobre se é real ou não.

7. Borat – O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América (2006)

Sacha Baron Cohen fingiu que era um jornalista do Casaquistão e foi explorar o american way of life. Filme hilário, ele tentou repetir a fórmula com Brüno, mas não deu muito certo.

6. The Rutles – All You Need Is Cash (1978)

The Rutles era “a banda mais famosa da história”. Apesar de fake, seu documentário tem entrevistas com gente como Mick Jagger, George Harrison e Paul Simon. E, claro, o Monty Python Eric Idle é um dos musicos.

5. A Bruxa de Blair (1999)

Grande sucesso de bilheteria, A Bruxa de Blair não foi o primeiro “mocumentário de terror”, mas com certeza foi o responsável pela popularização do estilo.

4. Aconteceu Perto de Sua Casa (1992)

Se tem um filme que me deixou bolado no cinema foi este filme belga pouco conhecido. Lançado em 92, muito antes do hype gerado por Bruxa de Blair, o filme realmente parece real.

3. [Rec] (2007)

O melhor dentre os filmes de terror nessa onda “realidade fake”. Uma equipe de tv está dentro de um prédio quando algo acontece e todos ficam presos. Já teve continuação e refilmagem hollywoodiana.

http://blogdoheu.wordpress.com/2008/10/06/rec/

2. Zelig (1983)

Considerado por muitos como o melhor Woody Allen já feito, este “mocumentário” traz o personagem Zelig contracenando com figuras históricas – isso numa época pré cgi.

1. This is Spinal Tap (1984)

Documentário sobre uma banda de rock dos anos 70 – que nunca existiu. O filme é genial, e traz todos os clichês do hard rock e todo o exagero típico da época.

http://blogdoheu.wordpress.com/2008/11/24/this-is-spinal-tap/

.

.

Se você gostou do Top 10: Realidade Fake, o Blog do Heu recomenda os outros Top 10 já publicados aqui:
filmes de zumbi
filmes com nomes esquisitos

filmes sem sentido
personagens nerds
estilos dos anos 80
melhores vômitos
melhores cenas depois dos créditos
melhores finais surpreendentes
melhores cenas de massacre
filmes dos ano 80 e 90 nunca lançados em dvd no Brasil
estilos de filmes ruins
casais que não convencem
musicais para quem não curte musicais
melhores frases de filmes
melhores momentos de Lost
maiores mistérios de Lost
piores sequencias
melhores filmes de rock
melhores filmes de sonhos
melhores filmes com baratas
filmes com elencos legais
melhores ruivas
melhores filmes baseados em HP Lovecraft
filmes que vi em festivais e mais ninguém ouviu falar
Atores Parecidos
Atrizes Parecidas
filmes de lobisomem
melhores trilogias
filmes de natal
melhores filmes de 2010
coisas que detesto nos dvds
melhores filmes da década de 00
filmes de vampiro

melhores diabos
cenas de sexo esquisitas

ficção cientifica ou não ficção científica

filmes de vingança

marcos nos efeitos especiais
filmes estrangeiros que fazem referência ao Brasil

personagens que morreram e voltaram

filmes de macho
filmes de máfia
visual deslumbrante
favoritos do heu
filmes de humor negro
mulheres duronas
filmes com viagem no tempo
melhores lutas longas
melhores adaptações de quadrinhos de herois
piores adaptações de quadrinhos de herois
melhores filmes trash
filmes com teclados
stop motion
carros legais
naves legais
robôs legais
armas legais
alienígenas legais
monstros legais
gadgets legais
filmes doentios
melhores vilões
filmes de comida
filmes slasher
melhores acidentes de carro
melhores mortes
cenas de nudez gratuita

4 comentaram em “Top 10: Realidade Fake

  1. Boa,gostei,não sabia desse filme: Contatos de Quarto Grau,fiquei curioso,ainda mais sabendo que tem a Milla Jovovich. vc também poderia ter colocado o Faces of Death (Faces da Morte) de 1978,um dos pioneiros em documentários falsos,embora algumas coisas nele fossem verdadeiras,ele surgiu com os Mundo Filmes, os primeiros documentários.
    Também adoro o Borat,eu esquecido que o nome inteiro do filme ere tão comprido,só sei que esse filme deixa a gente meio traumatizado,o Bruno deve ser mais leve (mas não no tipo de humor,e sim no fato de falar de outra coisa,que no caso é o mundo da moda).

  2. Muito legal o top 10. Que tal um sobre grandes duelos do cinema? Desde já meu voto vai para Tenacious D x Belzeboss no filme Pick of Destiny.

  3. Legal, Helvis. Curti o filme do Rutles! No documentário (real!) do George Harrison, o Eric Idle comenta que certa vez eles estavam gravando cenas do filme em Abbey Road e um grupo de fãs “desavisados” invadiu o estúdio, tietando a banda COMO SE FOSSEM OS BEATLES! George tava presente e, segundo Idle, se mijava de rir vendo os amigos experimentarem um pouco do que ele mesmo viveu durante a beatlemania. Pra você ver como o mockumentary deu certo!

  4. Pingback: Top 10: Melhores Filmes de 2011 « Blog do Heu

Preenchimento obrigatório *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*