Corrente do Mal / It Follows

corrente do malCrítica – Corrente do Mal / It Follows

E vamos ao “filme mais assustador de todos os tempos da última semana”?

Uma jovem está sendo perseguida por uma força sobrenatural desconhecida, depois de fazer sexo com seu namorado. Uma espécie de “maldição sexualmente transmissível”.

Segundo filme de David Robert Mitchell (que também assina o roteiro), Corrente do Mal (It Follows, no original) é bastante eficiente ao criar um clima de tensão. Pena que nem tudo funciona até o final.

Produção com cara de independente, com elenco desconhecido, Corrente do Mal tem um início muito bom. Tenso, trilha sonora com ar de John Carpenter, com um movimento de câmera 360 graus (que Mitchell repete algumas vezes ao longo do filme), terminando num visual gore pra ninguém botar defeito. Esse clima acompanha quase todo o filme, e ainda temos alguns bons sustos ao longo da projeção.

Mas, como falei, nem tudo funciona. A criatura sem nome não tem muita lógica na sua perseguição – puxar o cabelo, sério? E, depois do acidente de carro, seria fácil alcançar a vítima. Além disso, o fim do filme é bem ruim.

(Sobre a criatura / maldição, achei que as regras ficaram pouco claras. Tipo: se fizer sexo com outra pessoa, fica livre da maldição – mas nem sempre. E, vem cá, a vítima precisa estar acordada? Porque senão era só vir na hora do sono…)

Mesmo assim, achei o saldo positivo. Vou guardar o nome do diretor e esperar seu próximo filme.

Além de ser exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2014, Corrente do Mal passou no Festival do Rio do ano passado. Mas acho difícil entrar no circuito. Acho que vai seguir o perfil de The Babadook (que já foi classificado como “o filme mais assustador de todos os tempos da última semana”): um filme elogiado apenas por uma meia dúzia, e que vai virar cult…

Preenchimento obrigatório *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*