A Casa Monstro (2006)

A-Casa-MonstroCrítica – A Casa Monstro

Fim de semana de bobeira em casa com crianças, fui catar um desenho pra rever. Peguei o dvd A Casa Monstro, de 2006.

Três adolescentes descobrem que a casa do vizinho é um monstro vivo e assustador.

A Casa Monstro (Monster House, no original) tem uma proposta bem legal: é um filme de terror para crianças!

O diretor Gil Kenan tem uma carreira curiosa – dois anos depois deste A Casa Monstro, dirigiu o pouco conhecido Cidade das Sombras, e seu terceiro filme só estreará este ano, a refilmagem de Poltergeist. Na produção executiva, vemos os nomes de Robert Zemeckis e Steven Spielberg. Não sei se teve mão do Zemeckis, mas A Casa Monstro usa a técnica de captura de movimento (que Zemeckis usara um ano antes em O Expresso Polar e dois anos depois em Beowulf).

Mas a captura de movimento não é o mais legal aqui. O melhor de A Casa Monstro é o equilíbrio entre a aventura infanto-juvenil e o terror. Essencialmente,o filme é de terror, mas consegue ser leve o suficiente para agradar as crianças, sem virar algo bobo e infantil. Ah, e adorei a música inicial, com a menininha cantarolando o tema, acompanhada pela orquestração…

No elenco, o trio principal é de atores desconhecidos, Mitchel Musso, Sam Lerner e Spencer Locke – nenhum dos três fez algo relevante depois. Mas entre os coadjuvantes, vemos vários nomes famosos, como Steve Buscemi, Maggie Gyllenhaal, Kathleen Turner, Catherine O’Hara, Jason Lee e Kevin James.

A Casa Monstro foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de melhor animação, mas não ganhou nada. Não sei se foi sucesso de público, só sei que heu queria ver mais desenhos neste estilo…

Preenchimento obrigatório *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*