Monstros S.A.

Monstros S.A.

É bom ter filho pequeno em casa, não? Aproveitei meu filho de dez meses para rever aquele que considero o melhor longa de animação da história!

Vamos voltar no tempo? Nos anos 80, a Disney não andava muito bem, até que, com filmes como A Bela e a Fera (91) e Alladin (92), começou uma nova “era de ouro”. Não tinha pra ninguém, a qualidade Disney era imbatível.

Essa hegemonia foi ameaçada nos anos 90 com o surgimento de dois outros estúdios de animação, a Dreamworks e a Pixar (ligada à Disney). Aliás, essas três são o grande triunvirato que dita a animação em Hollywood nos dia de hoje.

No post de hoje não vou me aprofundar na rivalidade entre a Pixar e a Dreamworks, só quero falar da primeira. A Pixar já existia desde os anos 80, mas só começou a conquistar o mundo em 1995, com o lançamento de Toy Story, o primeiro longa metragem em animação por computador, que virou um março na história do cinema. E, realmente, Toy Story e seu sucessor Vida de Inseto são muito bons: bons personagens, em bons roteiros, formatados numa animação computadorizada de primeira qualidade.

E finalmente chegamos a Monstros S.A.! Por que digo que Monstros S.A. é genial?

1- A animação é deslumbrante. Hoje em dia tem um monte de animações de alto nível por aí, mas, em 2001, quando Monstros S.A. foi lançado, eram bem poucas por ano. E, mesmo hoje, quando estamos acostumados com boas animações, os longos pelos azuis e verdes do monstrão Sulley ainda chamam a atenção, esvoaçando no vento.

2- Parafraseando Conrad, “o humor, o humor!” Este é um dos desenhos animados mais engraçados da história! Na época, os desenhos nem sempre investiam na comédia, foram muitos longas da Disney com cara de musical.

3- A mensagem do filme é sensacional. “Crianças, não tenham medo que um monstro saia do seu armário! Sim, monstros existem, mas eles têm medo de crianças!” 😀

Isso sem contar com uma fantástica trilha sonora composta por Randy Newman!

Curiosamente, nunca ouvi a versão legendada, com as vozes de John Goodman, Billy Crystal e Steve Buscemi. Já vi Monstros S.A. dezenas de vezes, mas sempre em português. Bem, pelo menos ouço o meu amigo dublador Sérgio Stern fazendo um bom trabalho como a voz de Mike Wazowski!

Categorias: Animação, Billy Crystal, John Goodman, Pixar, Steve Buscemi

7 comentaram em “Monstros S.A.

  1. o que eu achei sensacional neste filme foram os erros de gravação no final.. me lembro que isto ficou meio que sendo um “padrão” nos filmes da Pixar.. depois deste filme eles começaram a fazer os “erros” em quase todos os filmes de animação.
    Os erros de Monstros S.A. são particularmente bem engraçados.

  2. Dublado? Eca… o único filme que assisti dublado e gostei foi Era do Gelo. A dublagem do Sid é sensacional!
    Nos demais, me recuso! rs

    Só pra lembrar que a era de ouro dos ‘desenhos/musicais’ Disney começou com A Pequena Sereia, de 89.
    Eu acredito que desde então eles já tenham tentado dar uma focada na parte “humor” dos filmes, dando um pouco de atenção também para os pais das crianças que “tinham” que levar os filhos ao cinema.
    Mas nos longas feitos em parceria com a Pixar você tem muito menos música (Apenas BGs), e portanto sobra mais tempo para o humor…

    Em tempo: esse será que já passou na Sessão da Tarde? rs

  3. Pingback: Rio « Blog do Heu

  4. Pingback: Top 10: Stop Motion « Blog do Heu

  5. Pingback: Valente | HEUVI.COM.BR

  6. Pingback: Universidade Monstros | HEUVI.COM.BR

Preenchimento obrigatório *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*