A Vilã / The Villainess

The VillainessCrítica – A Vilã / The Villainess

Sinopse (catálogo do Festival do Rio): Desde pequena, Sook-hee foi treinada para se tornar uma assassina sanguinária. Quando o chefe da Agência de Inteligência coreana se oferece para recrutá-la como agente secreta, Sook-hee recebe uma segunda chance: “Trabalhe para nós por dez anos e você será livre”. Sua nova identidade é como Chae Yeon-soo, uma atriz de teatro. Depois de servir seu país por uma década, ela dá início a uma nova vida, onde tem que lidar com tarefas corriqueiras do dia a dia. Até que dois homens aparecem de repente em sua vida, e ela descobrirá os segredos de seu passado.

Dois dias atrás falei de Fuga, um filme de ação meia bomba feito no Camboja. Agora é a vez de outro filme de ação, mas da Coreia do Sul, país que tem uma tradição cinematográfica bem maior. E A Vilã (The Villainess, em inglês; Ak-Nyeo, em coreano) é muito melhor. Um excelente filme de ação.

O início do filme tem uma sequência que lembra Hardcore Henry – “tiro porrada e bomba” com câmera POV, em primeira pessoa. Muita violência, e violência muito bem filmada. A partir daí temos um bom equilíbrio entre as cenas mais “calmas” e as sequências de luta – tem um duelo de espadas no meio de uma perseguição de motos! E o final lembra Atômica, com sequências emendadas digitalmente pra fazer um grande plano sequência que inclui cenas de briga e também perseguições de carro. É, a gente não vê isso todos os dias…

Esqueci de falar: A Vilã é um filme de vingança. Não sei exatamente o quanto a vingança é importante na cultura coreana, mas é só a gente lembrar de Oldboy que a gente já sente que vingança pra eles é uma parada séria.

A Vilã foi escrito e dirigido por Byung-gil Jung. O roteiro é bem estruturado, tem uma linha temporal não linear, e traz um plot twist bem legal. Vi no imdb que este é o segundo longa de ficção dirigido por Jung (ele antes fez um documentário). Confissão de Assassinato é o outro filme dele. Vou procurar…

No Festival do Rio, a maior parte dos filmes passa com legendas eletrônicas. A cópia de A Vilã estava legendada, o que normalmente significa que o filme entrará em cartaz no circuito. Fui checar no filmeB, a previsão é que estreie dia 23 de novembro, mês que vem! Fica a dica!

  • Facebook
  • Twitter

Preenchimento obrigatório *

*

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>