Jogos Mortais X

Crítica – Jogos Mortais X

Sinopse (imdb): John Kramer, doente e desesperado, viaja para o México para um procedimento médico experimental, na esperança de uma cura milagrosa para seu câncer, apenas para descobrir que toda a operação é uma farsa para fraudar os mais vulneráveis.

Sim, Jogos Mortais X. Dez! Muita preguiça, mas, vamulá.

Já comentei aqui outras vezes, vou trazer um trecho do que escrevi sobre o nono filme “Gosto muito do primeiro Jogos Mortais, um filme tenso, bem filmado, e com um dos melhores plot twists do cinema recente. Mas o segundo é pior que o primeiro, o terceiro é pior que o segundo, o quarto é pior que o terceiro, e por aí vai.”

Ou seja, fui ao décimo filme com expectativa zero. E, vendo sob este ângulo, Jogos Mortais X nem é tão ruim. Não, não é bom, mas tem coisa pior por aí.

Jogos Mortais X (Saw X, no original) se passa entre o primeiro e o segundo filmes. Pra quem não acompanhou a saga, ou pra quem se esqueceu: John Kramer, o Jigsaw, foi diagnosticado com câncer terminal e resolveu criar as armadilhas, sempre com a ideia torta de que ele está ajudando os outros a serem pessoas melhores. Neste décimo filme ele está enfrentando sua doença, e resolve “ajudar” pessoas que oferecem falsas curas.

Se por um lado é legal ver a motivação do Jigsaw para alcançar suas vítimas, por outro lado Jogos Mortais X perde tempo demais nesse setup. Quase meia hora onde quase nada acontece, só com o tratamento do cara. Essa parte do filme é bem chata. E depois o espectador ainda precisa de muita boa vontade pra acreditar que ele ia conseguir construir todas as armadilhas, em poucos dias, em um país estrangeiro.

Agora, se o espectador comprar essa ideia, aí sim a gente tem o que todo fã da franquia quer ver: armadilhas criativas e sádicas, com muito “torture porn”.

Não tem mais muito o que se falar. Achei que o plano do John Kramer tinha muitas variáveis e por isso tinha uma grande chance de dar errado, mas, isso também acontece em muitos outros filmes. Tem uma espécie de “plot twist” relativo a um novo personagem no ambiente das armadilhas, mas era algo bem óbvio.

No elenco, o mesmo Tobin Bell que fez o Jigsaw nos outros filmes aqui tem uma participação maior, o filme quer que o espectador o veja como vitima e não como vilão. Shawnee Smith, que estava em alguns filmes (não vou lembrar quais) também tem um papel importante. E tem uma cena pós créditos que também traz outro nome que já esteve presente na franquia. O resto do elenco é de desconhecidos.

Enfim, como falei lá em cima, Jogos Mortais X nem é tão ruim. Mas é medíocre. E dá pena saber que existem filmes melhores indo direto pro streaming, como Ninguém Vai te Salvar, filme que comentarei em breve.

Preenchimento obrigatório *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*