Dom

Crítica – Dom

E vamos para mais uma série nacional: Dom!

Sinopse (prime video): Um pai que vive para combater as drogas. Um filho que vive se entregando a elas. Dois lados da mesma moeda. Victor é um policial que lutou contra o tráfico de cocaína durante toda sua vida. Seu filho é um dependente químico que se tornou um dos mais procurados assaltantes do Rio de Janeiro, o Pedro Dom. Será o amor de um pai suficiente para salvar a vida do filho?

Inspirado numa história real, Dom tem duas linhas temporais. Em 1970, um jovem mergulhador acaba virando um agente infiltrado no morro Santa Marta, para acompanhar a chegada da cocaína no Rio de Janeiro. E em 1999, o mesmo personagem, adulto, convive com um filho viciado em cocaína.

Dom foi baseado em uma história real. Existiu um Pedro Dom, líder de uma quadrilha que roubava apartamentos de luxo, que era viciado em cocaína e morava na Zona Sul. Como não me lembro de detalhes sobre o caso, não sei quanto do que está na série realmente aconteceu e o quanto é ficção. Enfim, aqui vou falar só sobre a série.

A série é baseada em dois livros, “Dom”, de Tony Belotto; e “O Beijo da Bruxa”, de Luiz Victor Lomba. A produção ficou com a cargo da Conspiração, e a direção é de Breno Silveira (Dois Filhos de Francisco, Gonzaga de Pai pra Filho, Entre Irmãs).

Primeira série produzida pela Amazon aqui no Brasil, Dom chama a atenção pela qualidade técnica, que não deixa nada a dever pra produções gringas. Por mais que 1999 seja “ontem”, não deixa de ser uma produção de época. Aliás, falando neste aspecto, a parte contada em 1970 não tem só roupas e penteados coerentes com a época – a gente vê calçadas com orelhões e dezenas de carros de época espalhados.

Mas não é só a reconstituição de época. Com muitos takes externos, em várias paisagens cariocas, a fotografia de Dom em nada lembra produções televisivas. Dom tem cara de cinema.

Li uma crítica que tem uma certa lógica. A história que se passa em 1970 não tem nenhuma conexão com a de 1999. Ou seja, para uma série chamada “Dom”, metade da história não tem nenhuma relação com o personagem título. Verdade. Mas isso não me incomodou, porque a história de 1970 com o Victor jovem é muito boa e muito bem contada. Mas entendo quem reclame deste detalhe.

As atuações são ótimas. Não conhecia o protagonista Gabriel Leone, li em algum lugar que ele estava irreconhecível (ele tem carreira na TV, mas confesso que nunca tinha visto nada dele) – e realmente ele está bem diferente das fotos de divulgação por aí. Aliás, preciso admitir que não conhecia quase ninguém do elenco, mas afirmo que todos estão bem. Flavio Tolezani e Filipe Bragança interpretam Victor nas duas linhas temporais. Também no elenco, Raquel Villar, Isabella Santoni, Digão Ribeiro e Ramon Francisco. E pra não dizer que não conhecia ninguém do elenco, tem dois nomes, que estavam em Cidade Invisível: Julia Konrad e Fábio Lago. Aliás, preciso dizer que, assim como em Cidade Invisível, Fábio Lago também está muito bem aqui.

Preciso falar que não gostei do fim. O último capítulo não tem muita coisa pra contar, a história meio que se arrasta, podia ter sido só com sete capítulos. E a cena final, logo a última, não gostei, porque mostra um personagem diferente daquele que a gente viu durante toda a série. É complicado falar sem spoilers, mas as atitudes do personagem naquela cena final não combinam com o que foi apresentado até lá. Fui pesquisar, aquilo realmente aconteceu com o Pedro Dom da vida real, provavelmente filmaram a cena por isso. Mas, na série, ficou over. A não ser que isso seja um gancho para uma segunda temporada, que desenvolveria o personagem e mostraria como ele chegou naquele ponto. Mas, do jeito que foi mostrado, não gostei. Não chega a estragar a série, mas por mim o final seria sem aquela cena.

Dom tem 8 capítulos de aproximadamente uma hora cada, e está disponível na Amazon Prime Video.

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