A Camisinha Assassina

camisinha assassinaCrítica – A Camisinha Assassina

Um filme alemão, chamado “Camisinha Assassina”, produzido pela Troma – precisa dizer algo mais?

Em uma Nova York onde todos falam alemão fluente, alguns frequentadores de um motel vagabundo têm o pênis arrancado misteriosamente, quando estão colocando a camisinha.

Claro que A Camisinha Assassina (Kondom des Grauens no original; Killer Condom em inglês), é tosco, não há nenhuma dúvida quanto a isso. A questão é: o filme é divertido?

O problema é que temos uma piada de curta duração. Não dá pra fazer um longa inteiro só com a “camisinha monstro”. Aliás, tem uma falha grave no título do filme: a tal camisinha não mata ninguém – por que chamá-la de “assassina”?

Assim, o filme perde tempo demais nos relacionamentos amorosos do policial Mackeroni. Ah, este é um filme gay – em tempos de polêmica por causa do homossexualismo no filme novo do Wagner Moura, talvez seja bom avisar. Mas duvido que isso incomode o público de filme trash, um pessoal acostumado com temas mais alternativos…

Agora, uma informação importante: as camisinhas foram desenhadas pelo recém falecido HR Giger, aquele mesmo que desenhou as criaturas presentes em Alien e A Experiência. É, por mais talentosa que seja a pessoa, ela pode participar de um projeto tosco.

O fim do filme traz uma teoria absurda para explicar as camisinhas. Achei um pouco over, meio “vilão do Batman dos anos 60 demais”. Mas não acho que chegue ao ponto de estragar o filme.

Afinal, não tem como estragar um filme da Troma chamado “A Camisinha Assassina”, né?

Terror Firmer

terrorfirmer

Terror Firmer

Troma, pra quem não sabe, é uma companhia independente que produz e distribui filmes de baixo orçamento. Sim, filmes trash! Alguns dos trashs mais famosos são da Troma, como O Vingador Tóxico, Tromeu e Julieta, e este Terror Firmer.

Terror Firmer é considerado uma obra prima da Troma. Tem tudo que um fã de trash movies espera no filme. Mortes absurdas? Várias. Escatologia? Aos baldes. Personagens bizarros? Acho que quase todos os personagens do filme são bizarros. Nudez gratuita? Muita, feminina e masculina.

O filme é na verdade um “meta-filme”. Estamos presentes no set de gravações de uma continuação para o Vingador Tóxico. O diretor do filme dentro do filme é interpretado por Lloyd Kaufman, um dos fundadores da Troma e diretor de Terror Firmer. O filme se passa dentro dos sets da Troma. Ou seja, é tudo uma brincadeira interna…

O roteiro é repleto de situações escatológicas, engraçadas e exageradas. Poucas vezes um filme trouxe tanto sexo ao lado de tanto gore. E tudo com cara de “filme vagabundo” mesmo – justamente o que faz um trash ser legal…

O filme ainda conta com duas participações legais no elenco: o ator pornô e “lenda viva” Ron Jeremy interpreta o pai do operador de som; enquanto Lemmy, ele mesmo, o do Motorhead, faz um repórter de tv.

Última recomendação: preste atenção nos créditos finais. Muitas piadas, muitas mesmo…