9 Coisas que Não Fazem Sentido em Código Alarum

9 Coisas que Não Fazem Sentido em Código Alarum

Sinopse (imbd): Dois espiões desonestos saem da rede, casam-se e são atacados em sua cabana remota por várias agências de inteligência que buscam um disco rígido roubado.

A expectativa era a pior possível. Dois meses atrás, vi Blindado, com Sylvester Stallone, produção picareta de um cara picareta chamado Randall Emmett, que usa a seguinte fórmula: oferece um bom cachê pra um nome grande de Hollywood, que vai até o set e trabalha por poucos dias, apenas em algumas cenas, e o filme é lançado com o nome da estrela no cartaz. Um filme vagabundo, aparentemente todo o orçamento é pra bancar esse cachê caro.

Código Alarum (Alarum, no original) é com Sylvester Stallone e produção de Randall Emmett. Dá pra confiar?

Fui na curiosidade de ver a estreia hollywoodiana da Isis Valverde. Segundo o imdb, ela esteve perto de estrelar The Flash em 2023 – ela e Bruna Marquezine eram as principais escolhas para o papel da Supergirl, mas não puderam viajar para Londres para os testes presenciais por causa da pandemia da Covid. Bruna conseguiu um papel importante em outro filme da DC, o Besouro Azul. E Isis, bem Isis deu azar. Já comento sobre isso.

Não diria que Código Alarum é tão ruim quanto Blindado, porque, pra mim, Blindado nem chega a ser um filme de verdade, parece um curta amador esticado. Código Alarum também parece amador, mas pelo menos tem cara de longa metragem, tem mais personagens, mais locações. E tenho um elogio para fazer. Só um, mas pelo menos encontrei algo positivo.

Código Alarum é todo errado. O roteiro é um lixo, a história é confusa e mal amarrada, as atuações são péssimas, os efeitos especiais são sofríveis, tudo é ruim. Vou fazer alguns comentários e depois uma lista de coisas que não funcionaram.

O roteiro é péssimo! Fala de uma agência misteriosa, tem personagens que mudam de lado sem justificativa, tem gente que só fica no escritório falando ao telefone, todos os diálogos são ruins… Olhando de longe, parece que a trama é complexa, mas, de perto, acho que foi apenas mal escrita. E normalmente não reclamo de efeitos especiais, mas os tiros de metralhadora em cgi parecem efeito de celular. E celular velho.

Vou falar spoilers. Acho que pra um filme desses, dizer um spoiler é até algo positivo, porque minha recomendação é “NÃO VEJA!”. Mas, vamulá, spoilers liberados. Todos os brasileiros querem ver a Isis Valverde, afinal, alguns atores daqui começam a despontar em Hollywood. Bruna Marquezine teve um papel quase principal em Besouro Azul; Wagner Moura está muito bem como um dos protagonistas de Guerra Civil; Fernanda Torres foi indicada ao Oscar; Selton Mello está escalado para trabalhar com Jack Black e Paul Rudd. Já Isis Valverde, pena. Ela aparece em duas cenas, depois leva um tiro e acabou o filme pra ela. Sério, o papel dela é tão secundário que ela morre antes mesmo do Stallone aparecer em tela.

Sobre o elenco: Scott Eastwood é o protagonista, e é tão expressivo quanto o cenário onde ele atua. Ele tem moral porque é filho do Clint Eastwood, mas precisa melhorar seus filmes pra começar a ser lembrado por ele mesmo e não por ser um “nepo baby” (falei aqui outro dia do Jack Quaid, que aos poucos constrói um currículo maior do que “ser filho do Dennis Quaid e da Meg Ryan). Stallone nunca foi um grande ator, mas tem carisma pra segurar um papel – quando quer. Aqui acho que ele não queria. Inclusive o papel dele é muito mal escrito. Mike Colter, o Luke Cage da Marvel, está caricato. Mas, tenho um elogio no elenco: Willa Fitzgerald, de Reacher e Strange Darling, está bem. Ela convence nas cenas de luta e é de longe a melhor coisa de Código Alarum. Salva o filme? Claro que não. Mas se todos estivessem no nível dela, seria um filme bem menos ruim.

Já que abri os spoilers, vamos à lista de coisas que não fazem sentido?

1- O casal é um dos mais improváveis da história do cinema. O cara está sendo atacado, leva um tiro, mata o oponente. Aí outra pessoa o ataca, eles lutam por alguns segundos – um chute e dois socos no total – e caem pela janela. Aí ele “veste o Joey Tribianni” e manda uma cantada pra ela. “How you doing?” Caraca, eles se apaixonam depois de trocarem golpes por 30 segundos??? Até acredito que inimigos possam se apaixonar, mas precisa ter toda uma construção anterior, outros confrontos, etc.

2- O Mike Colter estava num avião, matou os dois pilotos e pulou de para quedas, pra depois ir no avião caído e procurar um pendrive. Como é que ele sabia que o avião não ia explodir, colocando fogo no pendrive? Não seria melhor roubar o pendrive antes de matar os pilotos e derrubar o avião?

3- Entendo que em filme de ação o mocinho tem uma mira excepcional e todos os seus adversários tenham “mira de stormtrooper”. Mas aqui isso está exagerado. Tem uma cena onde o mocinho está sozinho numa casa, abrem um grande buraco na parede, e vários oponentes estão com metralhadoras atirando nele. E ele simplesmente aparece no meio do buraco da parede, à vista de qualquer um, atira de volta, e mata todos. Sem levar nenhum tiro!

4- Ainda nesse item, a mocinha mata quatro adversários com tiros. Aparecem outros oponentes, e atacam ela – sem armas de fogo! Por que??? Até aceito não terem matado ela na cena seguinte, o cara queria torturá-la. Mas, naquele momento, no meio do tiroteio, os inimigos não iam abrir mão dos revolveres e metralhadoras.

5- O Stallone é contratado pra duas tarefas: recuperar um pendrive e matar o Scott Eastwood. Aí ele envenena o Scott (na verdade não era veneno, mas ele não sabia disso, pra ele, ele realmente tinha envenenado). Logo depois consegue o pendrive. Por que não matou logo? Dava um tiro, pegava o pendrive e acabou a missão, pode voltar pra casa.

6- A aliança entre o Scott Eastwood e o Mike Colter não faz o menor sentido. O Scott mata TODOS os soldados do Mike, e depois ele diz “ok, não vou te matar agora, vamos virar parceiros”. Oi???

7- Os drones usados pra atacar os mocinhos são os piores drones da história. Mesmo com o “target locked”, conseguem errar todos os tiros!

8- No fim a gente descobre que o Scott Eastwood trocou o veneno, e quem está envenenado é o Stallone. Mas, o filme diz que o veneno mata em uma hora. Era de noite, e já está de dia! Calma que fica pior: eles se encontram, e o Stallone fala que “ainda tem alguns minutos”. Ou seja, a parada é realmente cronometrada! E só depois disso que o Stallone começa a passar mal com o veneno – sendo que ele tomou antes do Scott.

9- Por fim, uma coisa besta, mas que também não faz sentido. O cara da agência (sei lá qual agência) com quem eles conversam ao telefone tem um escritório numa sala enorme. E a mesa dele está bem no meio da sala. Se ele tem vários inimigos, qual é o sentido de ter uma mesa bem no meio da sala, onde qualquer um pode se aproximar pelas costas dele?

10 Cópias de Caçadores da Arca Perdida

10 Cópias de Caçadores da Arca Perdida

Lançado em 1981, Caçadores da Arca Perdida foi um grande marco para o cinema de aventura. Claro que isso gerou um monte de filmes tentando pegar carona no sucesso. Pensei em fazer uma lista de filmes que copiaram o estilo. Sim, também podemos chamar de plágios.

Durante os anos 81, tivemos três filmes do Indiana Jones: Caçadores da Arca Perdida em 1980; Indiana Jones e o Templo da Perdição em 84; e Indiana Jones e a Última Cruzada em 89 (vou deixar de lado O Reino da Caveira de Cristal (2008) e A Relíquia do Destino (2023), porque estes dois títulos não fazem sentido para a lista que estou fazendo).

Inicialmente pensei em pegar apenas filmes dos anos 80. Fui catar na internet, tem vários bem vagabundos, como O Tesouro das Quatro Coroas (83), Sky Pirates (86), Caçadores de Tesouro (Jungle Raiders) (85) ou The Further Adventures of Tennessee Buck (88). Mas são filmes que quase ninguém viu, e nem me lembro se foram lançados no Brasil. Achei que seria melhor ampliar o período e fazer uma lista com filmes mais conhecidos.

Alguns dos filmes têm continuações, propositalmente deixadas de fora da lista, pra caber mais exemplos de cópias.

(John Rhys-Davis, que fez o Sallah, amigo do Indiana Jones no primeiro e no terceiro filmes, aparece em dois da lista abaixo. Será coincidência? 😉 )

Vamulá?

10- Os Aventureiros do Fogo (1986)
Dois caçadores de recompensas e uma mulher viajam até a América Central e enfrentam mercenários e os perigos da selva em busca de um suposto templo asteca cheio de ouro. Com Chuck Norris, Louis Gossett Jr., Melody Anderson e John Rhys-Davis.

9- Sahara (2005)
Dois aventureiros em busca de emoção cruzam o caminho de uma linda doutora e se deparam com uma caça ao tesouro extrema que requer a busca de todos. Com Matthew McConaughey, Penélope Cruz e Steve Zahn.

8- Jungle Cruise (2021)
Um pequeno barco fluvial leva um grupo de viajantes por uma selva cheia de animais e répteis perigosos, mas com um elemento sobrenatural. Com Dwayne Johnson, Emily Blunt, Edgar Ramírez, Jesse Plemons e Paul Giamatti.
https://www.heuvi.com.br/jungle-cruise/7- A Lenda do Tesouro Perdido (2004)
Ben Gates procurou toda a vida um tesouro muito bem guardado, associado aos Templários e Maçons. Nunca encontrou uma prova, até que descobre que o mapa está codificado na Declaração da Independência dos Estados Unidos. Com Nicolas Cage, Diane Kruger, Sean Bean, Jon Voight e Harvey Keitel.

6- A Múmia (1999)
Um americano trabalhando para a Legião Estrangeira Francesa numa escavação na antiga cidade de Hamunaptra acorda acidentalmente a uma múmia. Com Brendan Fraser, Rachel Weisz e John Hannah. Teve uma continuação em 2001, O Retorno Da Múmia, e um terceiro filme em 2008, A Múmia: Tumba do Imperador Dragão.

5- DuckTales: O Filme – O Tesouro da Lâmpada Perdida (1990)
Huguinho, Zezinho e Luizinho e seu sofrido tio Tio Patinhas estão de volta, lutando contra o malvado feiticeiro metamorfo Merlock pela posse de uma lâmpada mágica.

4- Lara Croft: Tomb Raider (2001)
Lara Croft é filha de Lord Henshingly Croft, um arqueólogo cujo desaparecimento está por explicar. Sem o saber, ela tinha um fragmento do “O Olho Que Tudo Vê”, artefato que, reconstituído, dá ao seu possuidor o poder sobre o Tempo. Com Angelina Jolie, Jon Voight e Daniel Craig. Teve uma continuação em 2003, Lara Croft: Tomb Raider – A Origem da Vida, e um reboot em 2018, Tomb Raider: A Origem, com Alicia Vikander.

3- As Minas do Rei Salomão (1985)
O caçador de fortunas Allan Quatermain se une a uma mulher engenhosa para ajudá-la a encontrar seu pai perdido no deserto da África do século XX, enquanto era perseguida por tribos hostis e por um explorador alemão rival. Com Richard Chamberlain, Sharon Stone e John Rhys-Davis. Teve uma continuação em 1986, Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdido.

2- As Aventuras de Gwendoline na Cidade Perdida (1984)
Gwendoline, uma freira fugitiva, chega a Hong Kong em uma missão para encontrar seu pai, que foi visto pela última vez na lendária Terra dos Yik Yak procurando por uma borboleta rara. Ela é guiada em sua perigosa jornada pelo mercenário egoísta Willard. Com Tawny Kitaen e Brent Huff. Também conhecido como As Aventuras de Gwendoline no Paraíso, é uma mistura de Indiana Jones com Barbarella. Era um dos meus maiores guilty pleasures na adolescência.
https://www.heuvi.com.br/as-aventuras-de-gwendoline-na-cidade-perdida/

1- Tudo por uma Esmeralda (1984)
Uma romancista parte para a Colômbia para resgatar sua irmã sequestrada e logo se vê no meio de uma perigosa caça do tesouro com um mercenário. Dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Michael Douglas, Kathleen Turner e Danny DeVito. Teve uma continuação em 1985, A Joia do Nilo.
https://www.heuvi.com.br/tudo-por-uma-esmeralda/

Expectativa 2025

Expectativa 2025

Mais uma vez, vou criar uma lista com expectativas fora do óbvio, como fiz nos anos anteriores. Minha lista não vai ter continuações ou filmes de franquias. Seria uma lista fácil – e óbvia. Por exemplo: em 2025 teremos quatro filmes de super heróis: Superman, da DC, e Quarteto Fantástico, Thunderbolts e Capitão América da Marvel; teremos Bailarina, filme da Ana de Armas no universo de John Wick, e teremos talvez o último Missão Impossível; teremos um novo Extermínio, trazendo de volta Danny Boyle, Alex Garland e Cillian Murphy, e um novo Tron com o Jeff Bridges; e teremos Lilo & Stitch e Como treinar seu Dragão em live action. É uma boa lista, dez filmes que provavelmente todo mundo vai querer ver. Mas, é uma lista óbvia. Prefiro pegar outro caminho.

Claro, como estou falando de alguns filmes que ainda estão em produção, não tenho certeza de que teremos os dez títulos em 2025. Na lista do ano passado, por exemplo, dois dos dez filmes ainda não têm previsão de lançamento, e Mickey 17 deve ser lançado somente este ano. E na lista de 2023 tem dois filmes que ainda não foram lançados, mas devem aparecer agora em 2025: Havoc e The Running Man.

Dois filmes quase entraram na lista deste ano. Bugonia, novo Yorgos Lanthimos, com Emma Stone, Alicia Silverstone e Jesse Plemons, estava na lista, mas descobri que é refilmagem de um filme coreano de 2003. E pensei em colocar Eddington, novo filme do Ari Aster, com Emma Stone, Pedro Pascal e Austin Butler. Gosto muito de Hereditário e Midsommar. Mas Beau tem Medo me deixou com pé atrás. Certamente vou ver Eddington, mas sem expectativas.

Vamos à lista? De novo, não tem uma ordem…

1- Better Man – A História de Robbie Williams
Cinebiografia do cantor Robbie Williams. Não sou fã, pra falar a verdade não me lembro de nenhuma música dele. Mas o fato de ser um macaco no lugar do protagonista me intriga. E ainda é dirigido por Michael Gracey, o mesmo de O Rei do Show. Previsão de estreia em fevereiro.

2- Um Filme Minecraft
No jogo Minecraft tudo é quadrado. Como vão fazer um live action, com atores humanos, num mundo quadrado? Não tenho ideia. Pelo trailer, parece ser numa pegada Jumanji. Tem Jack Black e Jason Momoa no elenco. Previsão de estreia em abril.

3- O Macaco
O novo filme dirigido por Osgood Perkins (Longlegs) é uma adaptação de um conto escrito por Stephen King nos anos 80. Pelo trailer, parece ser bem sanguinolento. Previsão de estreia em fevereiro.

4- Pecadores
Depois de fazer filme de super herói (Pantera Negra) e spin off de Rocky (Creed), o diretor Ryan Coogler entra no terreno do terror. Com Michael B. Jordan e Hailee Steinfeld, Pecadores promete trazer “uma nova visão do medo”. Previsão de estreia em abril.

5- In the Grey
Ok, o Guy Ritchie do ano passado, Guerra sem Regras, não foi lá grandes coisas. Mas o cara ainda tem crédito comigo. Com Henry Cavill, Eiza González, Jake Gyllenhal e Rosamund Pike no elenco. O imdb só coloca “2025” como previsão de estreia, não tem um mês. Mas como o Guy Ritchie tem feito filmes todos os anos, acredito que fique pronto ainda em 2025.

6- Frankenstein
Depois do Oscar por Pinóquio (seu terceiro, ele ganhou dois, filme e diretor, por A Forma da Água), Guillermo Del Toro resolveu adaptar Frankenstein, uma de suas histórias favoritas. Com Mia Goth, Christoph Waltz, Ralph Ineson, Oscar Isaac, Charles Dance e Jacob Elordi no elenco. Outro que o imdb só coloca “2025” como previsão de estreia, sem um mês específico.

7- Nunca Terão Paz
No ano 10000, a humanidade acabou. Vagam pela terra apenas anjos proscritos e espíritos esquecidos. Com desejo de vingança, os anjos Ari e Vic, com a improvável ajuda do espírito de uma atriz, irão em busca da lendária Máquina Zero para tentar sair da Terra.

Esta é uma expectativa realmente fora da caixinha, e preciso de um pouco mais de espaço pra explicar. Paulo Biscaia Filho é um diretor paranaense, autor de alguns filmes alternativos bem legais, como Morgue Story e Nervo Craniano Zero, feitos por sua companhia Vigor Mortis, que faz teatro e cinema e se propõe a ser uma versão brasileira do teatro francês Grand Guignol, com temas ligados ao horror e violência gráfica. E heu gosto porque tem um pé no trash – mas trash bem feito! Recomendo pra quem aprecia um terror menos sério. Biscaia tem alguns projetos para 2025, um deles é este filme, que provavelmente não estará em NENHUMA outra lista de expectativas.

8- Overman
Ainda nas expectativas nacionais, que tal um filme de super herói brasileiro, dirigido por Tomás Portella (Aumenta que é Rock’n’roll), baseado nos quadrinhos da Laerte? Não precisa de mais nada pra me convencer!

9- The Creature from the Black Lagoon
Fecho minha lista com duas produções que ainda temos poucas informações, ou seja, talvez não sejam lançadas em 2025. The Creature from the Black Lagoon é o novo filme de terror dirigido por James Wan, de Jogos Mortais, Sobrenatural, Invocação do Mal – não estou falando de continuações e spin offs, estou falando dos filmes dirigidos pelo próprio, todos muito acima da média. E novo filme vai trazer o clássico monstro da Universal – que habita no Amazonas!

10- The Carnival at the End of the Days
Deus, decepcionado com o que está acontecendo no planeta Terra, quer exterminar a humanidade e o único que quer salvá-la é Satanás. Dirigido por Terry Gilliam, com Jeff Bridges interpretando Deus, Johnny Depp fazendo Satanás, e ainda tem Adam Driver, Jason Momoa e Asa Butterfield no elenco. Previsão de começar a filmar em janeiro de 2025, será que fica pronto este ano?

Top 10: Maiores Decepções em 2024

Top 10: Maiores Decepções em 2024

(texto copiado do ano passado)

Existe uma diferença entre um filme ser ruim e um filme ser uma decepção. A decepção está mais atrelada à expectativa que criamos em torno daquela título. Precisa ser um filme que heu achava que podia ser bom, se heu já achava que ia ser ruim, não existe decepção…

Mas, me esforcei pra encontrar dez filmes que não estavam presentes na lista de piores do ano, afinal ia acabar repetindo informações.

Queria citar Anora, ganhador da Palma de Ouro em Cannes este ano, e que é um filme bem bobinho. Mas como só será lançado comercialmente ano que vem, fica de fora da lista.

Vamos à lista? Não tem ordem específica.

1- Vidas Passadas
Um filme bonito, bem filmado e bem atuado, com personagens bem construídos e fora dos clichês. Mas é um filme apenas ok. Sinceramente não entendo como tem tanta gente que virou fã do filme.
http://www.heuvi.com.br/vidas-passadas/

2- Amigos Imaginários
O trailer prometia uma comédia rasgada no estilo do Ryan Reynolds, mas Amigos Imaginários é um filme infantil bem bobinho.
http://www.heuvi.com.br/amigos-imaginarios/

3- Canina
Quando surgiu o trailer de Canina, surgiram boatos de que seria um filme criativo e com a melhor atuação da carreira da Amy Adams. Mas é apenas mais um filminho fuen.
http://www.heuvi.com.br/canina/

4- Biônicos
Afonso Poyart prometia ser um grande nome no cinema nacional, depois de filmes como 2 Coelhos e Mais Forte que o Mundo. Aí ele apresenta “o filme nacional mais caro da história da Netflix, e é um roteiro preguiçoso, com uma personagem principal muito ruim.
http://www.heuvi.com.br/bionicos/

5- Mad God
Phil Tippett é um dos maiores nomes quando se fala em stop motion. Aí o cara passa mais de 30 anos fazendo um longa. Que é belíssimo, mas chaaato…
http://www.heuvi.com.br/mad-god/

6- Guerra sem Regras
O novo Guy Ritchie começa bem, prometendo ser um novo Bastardos Inglórios. Mas se perde no meio e o resultado final decepciona.
http://www.heuvi.com.br/guerra-sem-regras-the-ministry-of-ungentlemanly-warfare/

7- Uma Natureza Violenta
Era uma ideia diferente: um slasher sob o ponto de vista do vilão. Mas é um filme que passa quase o tempo todo andando pela floresta.
http://www.heuvi.com.br/uma-natureza-violenta-in-a-violent-nature/

8- Megalopolis
Talvez seja o último filme do Francis Ford Coppola. Triste encerramento de uma carreira que teve O Poderoso Chefão, Apocalypse Now e Drácula de Bram Stoker.
http://www.heuvi.com.br/megalopolis/

9- Coringa Delírio a Dois
O primeiro Coringa foi muito bom, esse aqui falhou em quase tudo. Transformaram num musical, e o pior, num musical ruim.
http://www.heuvi.com.br/coringa-delirio-a-dois/

10- Wicked
Super produção, visual legal, algumas boas cenas, algumas boas músicas, mas… O filme dura intermináveis duas horas e quarenta minutos. E só é a primeira parte!
http://www.heuvi.com.br/wicked/

Top 10 Melhores Filmes de 2024

Top 10 Melhores Filmes de 2024

Depois da lista dos piores, vamos aos dez melhores?

(Ainda farei uma lista de decepções e outra de expectativas fora do óbvio!)

Queria fazer uma menção honrosa a Deadstream, filme de 2022 que só vi este ano, e que achei muito bom.

Lembrando que esta é a “minha” lista. Discorda? Ok, escreva a sua aqui embaixo, prometo que comento sua lista!

Vamos à lista? Todos os filmes foram comentados aqui no heuvi!

10- Aumenta que é Rock’n’roll
A história da rádio Fluminense, rádio que foi fundamental para o início do rock nacional dos anos 80. Filme obrigatório pra quem gosta de rock brasileiro!
http://www.heuvi.com.br/aumenta-que-e-rocknroll/

9- Duna Parte 2
Duna: Parte 2 é um filmão, com tudo de superlativo que isso carrega. Elenco recheado de estrelas, cenários fantásticos, figurinos caprichados, trilha sonora excelente, tudo aqui é grandioso.
http://www.heuvi.com.br/duna-parte-2/

8- Guerra Civil
O melhor filme de Alex Garland até agora, mostra uma guerra pelo lado da imprensa. Cenas tensas e fortes, e uma grande atuação de Wagner Moura, ao lado de Kirsten Dunst e Cailee Spaeny.
http://www.heuvi.com.br/guerra-civil/

7- Strange Darling
Uma das melhores surpresas do ano. Um roteiro fora da ordem cronológica que consegue dar rasteiras na compreensão do espectador. Pena que ainda não foi lançado oficialmente.
http://www.heuvi.com.br/strange-darling/

6- Contra o Mundo
Ritmo de videogame, boas coreografias de luta, bom elenco, excelente timing cômico, é uma pena que este filme ficou pouco tempo em cartaz e pouca gente viu.
http://www.heuvi.com.br/contra-o-mundo/

5- Deadpool e Wolverine
Some toda a galhofa do Deadpool com um Wolverine mal humorado, e adicione um caminhão de referências. A cena do Chris Evans foi a melhor piada do cinema em 2024.
http://www.heuvi.com.br/deadpool-wolverine/

4- Anatomia de uma Queda
Filme de tribunal multi premiado (Cannes, Globo de Ouro, Oscar), que tem um roteiro que beira a perfeição e que traz uma atuação excepcional da Sandra Hüller.
http://www.heuvi.com.br/anatomia-de-uma-queda/

3- Ainda Estou Aqui
Um excelente retrato de um Brasil do tempo do regime militar e uma atuação magistral da Fernanda Torres. Um dos melhores filmes nacionais dos últimos anos. Estou na torcida pelo Oscar!
http://www.heuvi.com.br/ainda-estou-aqui/

2- Pobres Criaturas
Era pra ter entrado na lista do ano passado, vi no Festival do Rio de 2023. Mas guardei pra este ano, porque agora todos já puderam assistir. Filme diferentão tanto no tema quanto no visual, e que conta com uma atuação fantástica da Emma Stone.
http://www.heuvi.com.br/pobres-criaturas/

1- A Substância
Críticas ao machismo e ao etarismo num visual caprichado, com cores, ângulos de câmera, edição, trilha sonora, efeitos sonoros, tudo num clima hipnotizante. E ainda tem muito gore, e talvez a melhor atuação da carreira da Demi Moore.
http://www.heuvi.com.br/a-substancia/

Top 10 Piores Filmes de 2024

Top 10 Piores Filmes de 2024

Mais um fim de ano, época de fazermos nossas listas de melhores e piores do ano. Vou começar com a de piores, em alguns dias postarei a de melhores, depois uma de decepções, e logo depois vou mandar uma lista de expectativas fora do óbvio para 2025 (como fiz nos últimos anos).

Vejo poucas séries, então não vou fazer uma lista de 10 piores séries. Mas preciso citar Star Wars Acolyte! Duvido que tenha tido alguma série pior este ano!

Dois comentários antes de começar. O primeiro é que deixei propositalmente alguns filmes nacionais de fora. É que gosto de cinema nacional, não me sinto bem falando mal de filmes brasileiros. Então, abri mão de ver e comentar alguns filmes brasileiros de 2024 que pareciam ser muito ruins.

O outro comentário é que esta é a “minha” lista. Discorda? Ok, escreva a sua aqui embaixo, prometo que comento sua lista!

Vamos à lista? Lembrando que todos os filmes foram comentados aqui no heuvi!

10- Mergulho Noturno
Alguém achou que seria uma boa ideia transformar um curta de 3 minutos em um longa. Mas a adaptação foi muito mal feita, e o resultado é um filme chato, onde nada acontece e a trama se arrasta.
http://www.heuvi.com.br/mergulho-noturno/

9- Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo
Um bom diretor e um bom elenco não salvam essa mistura de Mercenários das Galáxias com Esquadrão Suicida. Um filme trash que parece que tem vergonha de ser trash.
http://www.heuvi.com.br/borderlands-o-destino-do-universo-esta-em-jogo/

8- O Exorcismo
Um filme que passou por refilmagens e apresenta um resultado bagunçado, além de várias coisas mal resolvidas, numa pegada de “não sabemos pra onde estamos indo”.
http://www.heuvi.com.br/o-exorcismo/

7- Alice no País das Trevas
Ok, ninguém esperava que um filme chamado “Alice no País das Trevas” seria bom. Mas podia ser um trash divertido. Nada, é uma produção preguiçosa, com caracterizações péssimas, nada assustador e muito muito chato.
http://www.heuvi.com.br/alice-no-pais-das-trevas/

6- Deep Web: O Show da Morte
Tem tanta coisa ruim que é difícil saber por onde começar. Ideia mal desenvolvida, atores ruins, efeitos pobres, tudo deu errado. E ainda tem poucas cenas de violência gráfica.
http://www.heuvi.com.br/deep-web-o-show-da-morte/

5- Madame Teia
Um filme de super heróis onde pessoas sem super poderes ficam fugindo de um super vilão. E um roteiro cheio de furos, além de um dos piores product placement do cinema recente.
http://www.heuvi.com.br/madame-teia/

4- Turma da Mônica Jovem Reflexos do Medo
Depois de dois longas com a Turma da Mônica “certa”, apareceu esse outro aqui que é tão ruim que parece uma “versão vídeo brinquedo”. Roteiro preguiçoso, edição mal feita, efeitos especiais toscos, atuações ruins, deu tudo errado aqui.
http://www.heuvi.com.br/turma-da-monica-jovem-reflexos-do-medo/

3- Os Estranhos Capítulo 1
Refilmagem meia boca de um filme meia boca de 2008. E o pior é que será uma trilogia, filmaram ao mesmo tempo outros dois “capítulos”. Triste este fim de carreira do diretor Renny Harlin.
http://www.heuvi.com.br/os-estranhos-capitulo-1/

2- Rebel Moon – Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes
Pretensioso filme genérico que quer ser Star Wars mas é um Mercenários das Galáxias piorado. Não tem uma trama cativante, nenhum personagem interessante ou carismático, nenhuma cena memorável, nada.
http://www.heuvi.com.br/rebel-moon-parte-2-a-marcadora-de-cicatrizes/

1- The Mouse Trap
Ursinho Pooh de terror foi muito ruim. Mas acho que o Mickey Mouse de terror chega a ser pior. Não só é um filme péssimo, como não tem nada a ver com o Mickey! Podia ser qualquer máscara! Picaretagem!
http://www.heuvi.com.br/the-mouse-trap/


Clichês Sonoros no Cinema

Clichês Sonoros no Cinema

Sempre que, em algum filme ou série, alguém pega um microfone pra falar, começa uma microfonia que logo para. Isso sempre me incomodou, porque a vida real isso não acontece, a microfonia só para se o técnico de som mexe na mesa, ou se a pessoa muda a posição do microfone!

Inspirado nisso, resolvi fazer uma listinha de 6 clichês sonoros do cinema. Vamulá?

1 – Microfonia quando alguém pega um microfone. Como falei,se começa uma microfonia, ela continuaria, até alguém fazer algo pra parar.

2 – Pneus sempre “cantam” em curvas ou quando o carro para. Se fosse assim na vida real, as ruas seriam muito mais barulhentas.

3 – Qualquer lâmina empunhada faz um som, mesmo quando não encosta em nada. Se onde vem esse som?

4 – Golpes de artes marciais sempre fazem barulho “de vento”. Ok, deve ser pra dizer que os golpes são rápidos…

5 – Não existe som no espaço. Mas sempre quando aparece alguma cena no espaço, ouvimos um som grave.

6 – Por fim, um som que não está errado, mas o tempo está. Som e luz têm velocidades diferentes. Vemos a luz de um raio, e pouco depois ouvimos o som do trovão. Mas no cinema, sempre raio e trovão e raio estão mesmo tempo

20 Curiosidades sobre Os Fantasmas se Divertem

20 Curiosidades sobre Os Fantasmas se Divertem

Seguindo a ideia de fazer posts sobre curiosidades, depois de curiosidades sobre Flash Gordon, hoje é dia de falar de Os Fantasmas se Divertem, de 1988, aproveitando que a continuação está em cartaz nos cinemas!

Lembrando que quase tudo peguei no imdb, que é uma boa fonte, mas nem tudo lá é 100% confiável. Se heu trouxe alguma informação errada, peço que me avise, pra me corrigir!

Vamos à lista?

1- Michael Keaton, interpretando o personagem-título, aparece apenas em 14,5 minutos do filme.

2- Wes Craven foi a primeira escolha para dirigir. Pensando na carreira do Wes Craven (A Hora do Pesadelo, A Maldição de Samantha, Shocker, Pânico), o filme seria bem diferente.

3- Falando em A Hora do Pesadelo, Heather Langenkamp foi considerada para o papel de Lydia depois que Tim Burton a viu o filme, de 1984. Langenkamp recusou o papel porque não queria interpretar uma garota gótica.

4- A ideia do filme surgiu depois que Poltergeist foi um filme de sucesso, mas a ideia de fantasmas ruins foi invertida. As pessoas que se mudassem para a casa seriam as horríveis.

5- Michael Keaton criou ele mesmo grande parte do visual do personagem. Keaton disse ao departamento de maquiagem que queria mofo no rosto e que seu cabelo parecia ter enfiado o dedo na tomada, e solicitou que o departamento de guarda-roupa lhe enviasse roupas de todas as épocas.

6- Michael Keaton baseou sua performance de Beetlejuice em Chop Top de O Massacre da Serra Elétrica 2 (1986). Keaton mais tarde co-estrelaria com o próprio Chop Top, Bill Moseley, no filme da HBO de 2002, Ao Vivo de Bagdá, lançado 14 anos e meio depois.

7-De acordo com Winona Ryder, em uma entrevista para a Harper’s Bazaar no YouTube, logo no início ela foi aos estúdios para conhecer Tim Burton. Um cara entrou que ela pensava ser do departamento de arte e eles conversaram um pouco sobre coisas como Edward Gorey (escritor e artista americano, reconhecido por seus livros ilustrados de tom macabro mas com certo senso de humor) e filmes diferentes. Depois de meia hora, ela perguntou se ele sabia quando Burton iria aparecer, e ele disse “ah, sou eu”, e ela ficou maravilhada. Ela tinha em mente, naquela época, um diretor muito mais velho e tradicional, e ela se sentia muito confortável com ele. No final da conversa, ele disse a ela que queria que ela fizesse isso, e ela ficou muito animada.

8- O orçamento do filme é de US$ 15 milhões. O filme arrecadou mais de US$ 74 milhões de bilheteria.

9- O orçamento de efeitos visuais foi de apenas US$ 1 milhão, um fator importante para Tim Burton decidir fazer os efeitos parecerem o mais cafonas e de filme B possível. A maior parte dos efeitos práticos e visuais foram feitos na câmera. Os vermes da areia e as cenas espaciais foram feitas na pós-produção.

10- Tim Burton tentou filmar a cena em que os camarões saltam dos pratos e atacam o jantar posicionando os ajudantes de palco embaixo da mesa, mas suas mãos tinham dificuldade de encontrar os rostos dos atores. Dick Cavett, um dos atores da cena, sugeriu colocar as “mãos de camarão” em seus rostos, filmá-los enquanto voltavam para os pratos, e depois rodar o filme ao contrário, o que Burton fez.

11- A cena em que Beetlejuice come a mosca é uma homenagem ao filme de terror A Mosca da Cabeça Branca (1958). Geena Davis estrelou a refilmagem A Mosca (1986). O próprio Michael Keaton recebeu a oferta do papel principal em A Mosca e recusou. Quando Betlejuice puxa a mosca para o subsolo, você pode ouvi-la gritar a famosa frase do filme de 1958, “Ajude-me! Ajude-me!” (38:05)

12- Durante a cena no cemitério após a saída dos Maitlands, quando Beetlejuice fica bravo e chuta a árvore, originalmente a árvore não deveria cair. Mas durante essa tomada, Michael Keaton chuta a árvore, e ela cai e ele improvisa a frase: “Cenário de M*!” e aperta a virilha duas vezes, o que é acompanhado por buzinas. Keaton estava dizendo isso para o cenógrafo que errou. O diretor Tim Burton adorou tanto que deixou o erro de gravação no filme.

13- O diretor Tim Burton temia que a sequência do “Day-O” não fosse bem, pois, em sua opinião, não era muito engraçada. Burton estava errado. O público adorou e considera-a uma das cenas mais icônicas do filme. O plano original para o jantar era fazer com que os convidados dançassem “uma música do The Ink Spots”, mas Jeffrey Jones e Catherine O’Hara sugeriram que a música fosse calipso.

14- Todas as pessoas na sala de espera e no consultório estão nas mesmas condições de quando morreram, e a forma como morreram é mostrada claramente. Porém, os Maitlands, que se afogaram, não estão molhados. Tim Burton sentiu que manter os atores molhados o tempo todo seria muito desconfortável.

15- A certa altura, Tim Burton considerou Arnold Schwarzenegger para o papel de Beetlejuice. No entanto, a The Geffen Company sentiu que, devido à reputação de Schwarzenegger como uma estrela de ação na época, as pessoas não levariam isso a sério. Mas Burton abordou Schwarzenegger de qualquer maneira. Ele recusou, pois estava ocupado filmando O Sobrevivente (1987).

16- Sobre o elenco: Juliette Lewis fez o teste para o papel de Lydia. Lori Loughlin, Diane Lane, Sarah Jessica Parker, Brooke Shields, Justine Bateman, Molly Ringwald e Jennifer Connelly recusaram o mesmo papel. Winona Ryder acabou sendo escalada pela força de sua atuação em A Inocência do Primeiro Amor (1986). Anjelica Huston foi originalmente seria Delia, mas ela estava doente e não pôde comparecer às filmagens. Kirstie Alley foi a primeira escolha para o papel de Bárbara, mas os produtores de Cheers (1982) não a deixaram rescindir o contrato para assumir o papel. Sigourney Weaver, Linda Blair, Goldie Hawn, Laura Dern e Linda Hamilton também foram consideradas para o papel. Bill Pullman foi considerado para o papel de Adam Maitland. Dustin Hoffman, Robin Williams, Christopher Lloyd, Jim Carrey, Tim Curry, Jack Nicholson, Bill Murray, Robert De Niro, Dudley Moore e John Cleese foram todos considerados para interpretar Betelgeuse. John Candy, John Goodman, Wayne Knight e Bob Hoskins foram considerados para Otho.

17- O sucesso de bilheteria do filme criou planos para uma sequência: Beetlejuice Goes Hawaiian. Um roteiro foi encomendado e Michael Keaton e Winona Ryder assinaram contrato para reprisar seus respectivos papéis. Tim Burton perdeu o interesse no projeto e foi dirigir Batman (1989) e Batman: O Retorno (1992).

18- Tanto Winona Ryder quanto Alec Baldwin tiveram participações especiais em Friends.

19- A Netflix começou como uma locadora que entregava DVDs. Os Fantasmas se Divertem foi o primeiro DVD enviado pela Netflix, em 1998.

20- Pra encerrar, não é exatamente uma curiosidade. Mas, uma vez, heu falei Beetlejuice Beetlejuice Beetlejuice, e olha quem apareceu! Brincadeira, era a coletiva do Robocop do José Padilha, no Copacabana Palace, e o Michael Keaton estava na coletiva. Quando fui embora, esbarrei com ele no saguão do hotel!

20 Curiosidades sobre Flash Gordon

20 Curiosidades sobre Flash Gordon

Outro dia, meu amigo Cesar Monteiro, do canal Outcast Ambrosia, me sugeriu fazer vídeos de curiosidades. Achei uma boa ideia, afinal, sempre estou procurando saber informações sobre os bastidores, sobre o diretor, sobre o elenco, etc – quem lê meus textos aqui ou vê meus vídeos no youtube sabe disso.

Resolvi começar com Flash Gordon, um filme que gosto muito, e às vezes parece que sou o único que gosta, tanto que já virou uma piada entre meus amigos e também entre ouvintes do Podcrastinadores. Mas continuo defendendo – é um filme velho, tem seus problemas, a Dale Arden como “donzela em apuros” não funciona no seculo XXI, alguns efeitos estão muito vencidos, mas… Continua sendo um grande filme. E, em minha defesa, é um filme baseado em quadrinhos, que nunca teve uma refilmagem / reboot / releitura.

Aliás, três anos atrás fiz um vídeo sobre o filme. Revi ontem. Modéstia à parte, o vídeo ficou muito bom!

Resolvi trazer curiosidades fora do óbvio. Afinal, uma lista que diz “1- a trilha sonora é do Queen, 2- quem fez o príncipe Barin foi Timothy Dalton, que depois virou o James Bond” é uma lista besta e que você nem vai querer chegar ao fim. Por isso, posso afirmar quase com certeza que tem coisa aqui que você não sabia!

Por fim, quase tudo peguei no imdb, que é uma boa fonte, mas nem tudo lá é 100% confiável. Se heu trouxe alguma informação errada, peço que me avise, pra me corrigir!

Vamos à lista?

1- George Lucas adorava os antigos seriados do Flash Gordon quando criança e queria fazer uma versão moderna baseada nas histórias em quadrinhos originais. Mas Federico Fellini estava era a opção do produtor Dino De Laurentiis na época, então Lucas escreveu Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977).

2- Dino De Laurentiis considerou contratar Sergio Leone para dirigir o filme. Leone recusou porque acreditava que o roteiro não era fiel às histórias em quadrinhos originais.

3- Dino De Laurentiis nunca tinha ouvido falar do Queen antes de fazer este filme. A banda foi convidada para fazer a trilha em 1979 e eles ficaram imediatamente interessados. O empresário deles marcou uma reunião com De Laurentiis para discutir a oportunidade, e ele supostamente perguntou: “Quem são as Rainhas?”

4- Até dois discos antes da trilha de Flash Gordon, o Queen nunca tinha usado sintetizadores, e sempre citavam a informação nos encartes: “no synthesizers!”. The Game, lançado meses antes da trilha, foi o primeiro disco em que eles usaram sintetizadores. A trilha de Flash Gordon é basicamente só synth!

5- O diretor Mike Hodges considerou contratar o Pink Floyd para compor a música.

6- Na história em quadrinhos original, Flash era jogador de pólo, mas esse era um esporte menos popular em 1980 do que em 1934, então Flash se tornou quarterback do New York Jets.

7- De acordo com uma entrevista de agosto de 1981 na revista Starlog, Dino De Laurentiis queria que Kurt Russell interpretasse Flash Gordon. Russell recusou o papel porque achou que faltava personalidade ao personagem.

8- Houve uma época em que Nicolas Roeg foi cogitado para dirigir, Debbie Harry interpretaria a Princesa Aura, e Keith Carradine seria Ming, o Impiedoso.

9- Sam J. Jones tinha cabelo escuro e pintou de loiro; Melody Anderson era loira e tingiu de escuro. Flash deveria ter olhos azuis, mas Jones não podia usar lentes de contato.

10- Um então desconhecido Robbie Coltrane (o Hagrid dos filmes do Harry Potter) aparece como o homem no campo de aviação visto entregando a bagagem de Flash e Dale e fechando a porta do avião.

11- O figurino de Ming usado por Max von Sydow pesava mais de 30 quilos. Ele só conseguia ficar em pé por alguns minutos de cada vez.

12- Klytus não estava nas histórias em quadrinhos originais, nem nos seriados da década de 1930. Ele foi criado para o filme.

13- John Hollis interpretou um dos observadores de Klytus, que foi equipado com um dispositivo eletrônico de “imagem” no lugar dos olhos. Hollis também teve um papel em Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980) como o assessor de Lando Calrissian, Lobot, que tinha uma característica semelhante: um dispositivo cibernético instalado em seus ouvidos.

14- Durante a batalha de futebol, ao fundo está um grupo de mulheres de biquíni usando capacetes e casacos de plástico, estes são a comitiva da Rainha Fria do reino gelado de Frigia, em Mongo.

15- De acordo com Sam J. Jones, durante as filmagens da cena da luta no disco inclinado, os atores ficavam cobertos de tinta pelo disco pintado com spray prateado. Eles tinham que reservar um tempo extra entre cada tomada para limpar a tinta prateada de seus corpos.

16- Os atores que interpretavam os Hawkmen não podiam sentar-se porque as fantasias machucariam suas costas. Melody Anderson disse à Starlog Magazine: “Eles nunca conseguiam sentar-se, porque quando o faziam, as asas cravavam-se nas suas costas. Quando tínhamos um período de descanso, você via todos esses caras deitados de bruços com asas, como se estivessem prontos decolar. Foi uma visão muito engraçada.”

17- Originalmente era pra ter uma cena onde Dale se transformava em uma aranha gigante para uma sequência de sonho. Melody Anderson passou seis horas sendo pintada de verde, usando olhos e presas falsas, com um capacete que pesava mais de 9 quilos. Quando Mike Hodges chegou, ele disse: “Isso é maravilhoso, mas não podemos usar isso! Não tem absolutamente nada a ver com o roteiro.”

18- Richard O’Brien, roteirista e um dos atores principais de The Rocky Horror Picture Show, tem um papel pequeno como Fico. Ele achou toda a experiência de fazer o filme tediosa. No entanto, ele sentiu muito prazer em sentar-se nas cadeiras personalizadas das estrelas. Seu comportamento travesso não foi contido de forma alguma. Ele conhecia Mike Hodges muito bem, para consternação das estrelas, que reclamavam dele regularmente no set.

19- Sam J. Jones teve um desentendimento com Dino De Laurentiis por causa de uma suposta falta de pagamento e não foi chamado de volta ao trabalho durante as filmagens e pós-produção da segunda unidade. A maior parte dos diálogos de Jones foi dublada. Durante anos, a identidade do dublador que deu a voz era desconhecida, até mesmo para o próprio Jones. Em outubro de 2017, um usuário de um fórum de ficção científica e fantasia Stack Exchange sugeriu que o dublador provavelmente era Peter Marinker, com base em uma compilação de amostras do trabalho de Marinker em dublagens de anime para Manga Entertainment. Com base nesta evidência, o crédito foi adicionado a vários bancos de dados de créditos de filmes e mencionado em outras fontes e análises.

20- Por fim, uma curiosidade brazuca, que quem viveu a época se lembra. Em dezembro de 1980, época do lançamento do filme no Brasil, foi lançado, pela Rio Gráfica Editora, e comercializado pela Kibon, um álbum contendo 46 figurinhas relacionadas ao filme. Se não me falha a memória, você trocava palitos de picolé por figurinhas.

10 Filmes que mostram bastidores da indústria pornô

10 Filmes que mostram bastidores da indústria pornô

Quando vi MaXXXine, fiquei me lembrando de outros filmes que traziam os bastidores da indústria pornô. Resolvi então fazer esta lista. Não são filmes que mostram pornografia, são filmes que trazem bastidores.

(Se vocês quiserem, depois posso trazer uma lista de filmes mainstream que trazem cenas de sexo explícito. É um assunto que tem a ver, mas não é a mesma coisa.)

Não vi dois dos dez, então não vou fazer uma ordem de preferência. Vai na ordem cronológica.

Dublê de Corpo (1984)
Um ator fracassado resolve stalkear uma atriz pornô, e chega a fazer uma cena com ela. Filmaço do Brian De Palma, a pornografia aqui é mero pano de fundo.

Boogie Nights Prazer Sem Limites (1997)
Um dos primeiros filmes do hoje consagrado Paul Thomas Anderson. O ótimo elenco conta com Mark Wahlberg, Julianne Moore, Burt Reynolds, Don Cheadle, John C. Reilly, William H. Macy, Philip Seymour Hoffman e Heather Graham. Concorreu a 3 Oscars (roteiro, ator coadjuvante e atriz coadjuvante). Filmaço!

Orgazmo (1997)
Co-escrito, dirigido e estrelado por Trey Parker, um dos criadores de South Park, ao lado de Matt Stone (o outro roteirista). O filme segue o estilo de humor do desenho, e tem vários atores e atrizes pornô no elenco. Anos depois virou um musical para o teatro, “The Book of Mormon”.

Censura Máxima (2000)
O filme mostra os irmãos Artie e Jim Mitchell, dois empresários de filmes pornôs que conheceram a fama e se entregaram ao mundo das drogas e sexo dos anos 70. Dirigido por Emilio Estevez, que estrelou ao lado do irmão Charlie Sheen.

Crimes em Wonderland (2003)
John Holmes foi um dos maiores nomes do pornô de todos os tempos. Em 1981, com a carreira em decadência e endividado devido ao vício em drogas pesadas, ele teria se envolvido em um crime que resultou na morte de quatro pessoas.

Show de Vizinha (2004)
Apesar do tema, é quase uma comédia romântica. É o filme mais leve dessa lista. Estrelado por Emile Hirsch e Elisha Cuthbert.

Pagando Bem Que Mal Tem (2008)
Comédia meio boba escrita e dirigida por Kevin Smith, o primeiro filme dele fora do “view askew universe” (não estou contando com Menina dos Olhos). Estrelado por Seth Rogen e Elizabeth Banks, tem a Traci Lords num papel pequeno (e bem comportado).

Lovelace (2013)
Amanda Seyfried interpreta a atriz pornô Linda Lovelace, protagonista de Garganta Profunda, grande sucesso no inicio dos anos 70. Se por um lado o filme trouxe muito sucesso para Linda, por outro ela teria sofrido nas mãos do marido uma série de intimidações, abusos e violências.

Pleasure (2021)
Escrito e dirigido pela sueca Ninja Thyberg, Pleasure se baseia em um extenso estudo feito por ela sobre a indústria pornográfica. Boa parte do elenco é de atores e atrizes pornô, e talvez este seja o mais gráfico desta lista – mas ainda não vi, nunca foi lançado por aqui.

X (2022)
Filme escrito e dirigido por Ti West, que acabou virando o primeiro de uma trilogia, seguido por Pearl e MaXXXine. É um bom slasher.