Oppenheimer

Crítica – Oppenheimer

Sinopse (imdb): A história do cientista americano J. Robert Oppenheimer e o seu papel no desenvolvimento da bomba atômica.

Ontem falei de Barbie, hoje vamos de Oppenheimer!

Christopher Nolan é um grande diretor, ninguém questiona isso. Mas, muitas vezes, seus filmes são chatos e pretensiosos. Tecnicamente, Oppenheimer é muito bem feito. Mas… é chato.

São intermináveis três horas de blá-blá-blá, com inúmeros personagens entrando e saindo de tela, com pelo menos três linhas temporais distintas. E é daquele tipo de narrativa que se você se distrai e perde um único diálogo, você se perde pelo resto do filme.

Agora, não podemos dizer que é um filme ruim. Nolan sabe filmar, tecnicamente falando Oppenheimer é muito bom, além de ter uma reconstituição de época irretocável. E o elenco estelar está sensacional.

É até complicado de se falar de tantos atores famosos juntos. Cillian Murphy está muito bem como o principal, e nem sei quem seria o segundo nome mais importante, num elenco que conta com Robert Downey Jr, Matt Damon, Emily Blunt, Florence Pugh, Gary Oldman, Josh Hartnett, Kenneth Branagh, Rami Malek, Alden Ehrenreich, Jason Clarke, Tom Conti, Alex Wolff, Matthew Modine, David Dastmalchian, Dane DeHaan, Jack Quaid, Gustaf Skarsgård e Casey Affleck – entre outros. Se for pra destacar alguém, heu diria que Robert Downey Jr pode ganhar uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante – não só ele está bem diferente do usual como seu personagem tem um bom desenvolvimento. Outro destaque seria para Gary Oldman, que ganhou um Oscar interpretando um líder político na Segunda Guerra Mundial, e agora interpreta outro líder político na mesma guerra. Oldman só aparece em uma cena, mas está sensacional!

A trama vai e vem entre 3 linhas temporais, e a fotografia alterna entre cor e p&b, ajudando o espectador a se situar, a parte em cores seriam divagações sobre a vida do Robert Oppenheimer, enquanto a parte p&b seria documental sobre o julgamento que o cientista foi submetido. Mesmo assim, como tem muita informação ao longo de muito tempo de filme, vai ter espectador perdido.

Confesso que rolou uma certa decepção com a explosão. Nolan é um cara que gosta de filmar coisas reais – o que é algo muito positivo, diga-se de passagem. Em Dunkirk, em uma cena com milhares de soldados na praia, ele fez questão de ter atores até nas fileiras lá atrás onde poderiam ser figuras de papelão. Em Tenet, ele usou um avião de verdade na cena onde o avião bate no hangar. Aqui ele se propôs a mostrar uma explosão atômica sem usar cgi. Ok, é uma explosão bem filmada, mas, não encheu os olhos.

Ouvi gente comentando positivamente sobre a mixagem do som. Mas discordo, achei falha. Em algumas cenas os diálogos ficam embolados atrás de uma trilha sonora alta e efeitos sonoros igualmente altos. Entendo que Nolan queria passar para o espectador que o personagem estava passando por um momento de confusão mental, mas faltou equilíbrio, ficou ruim. Dito isso, preciso admitir que gostei da densa trilha sonora de Ludwig Göransson.

Vai ter muito fã do Nolan elogiando Oppenheimer, afinal, o filme tem seus pontos positivos. Mas, vai ter muito “espectador comum” saindo cansado e confuso da sessão, pensando que teria sido melhor ter comprado ingresso pra ver Barbie.

Cemitério Maldito 2019

Crítica – Cemitério Maldito (2019)

Sinopse (imdb): Dr. Louis Creed e sua esposa, Rachel, mudam-se de Boston para o Maine rural com seus dois filhos pequenos. O casal logo descobre um misterioso cemitério escondido nas florestas perto de sua nova casa.

Nova versão de Cemitério Maldito, um dos livros mais populares de Stephen King. E aí?

Dirigido pela desconhecida dupla Kevin Kölsch e Dennis Widmyer, este Cemitério Maldito (Pet Sematary, no original), não é um filme ruim. Longe disso. Mas… É igualzinho ao filme feito 30 anos antes. Acho que a palavra certa é “desnecessário”.

Mas… vou repetir um parágrafo que escrevi quando falei da refilmagem de Papillon: “A refilmagem é quase igual ao filme original. Aí fica a pergunta: precisa? O caso é parecido com o recente Assassinato no Expresso do Oriente. A refilmagem não traz nenhuma novidade com relação ao original. Mas por outro lado, dificilmente uma pessoa mais nova vai procurar um filme feito nos anos 70. E é aí que a refilmagem tem o seu espaço: mostrar um filme velho para uma nova geração.”

É por aí. Este Cemitério Maldito tem a mesma função de Papillon e Assassinato no Expresso Oriente. Só precisa mudar “anos 70” pra “anos 80″… 😉

Cemitério Maldito tem uma boa ambientação e acerta no clima de terror (nisso, é mais eficiente que o original). Mas a narrativa é lenta demais, e quase todas as surpresas estão no trailer. Mas admito que gostei do fim.

Sobre o elenco, traço comentários parecidos com o anterior. O casal principal (Jason Clarke e Amy Seimetz) não atrapalha, mas também não se destaca. John Lithgow, como sempre, manda bem. E a menininha Jeté Laurence é fantástica.

Sem querer soar repetitivo, este novo Cemitério Maldito até vale, pra quem não viu o original, ou pra quem viu há muito tempo. Mas é desnecessário.

p.s.: A imagem do cartaz, com as crianças mascaradas (que também estão no trailer) traz uma ideia muito boa, mas sub utilizada. Queria ver mais dessas crianças, pena que elas pouco aparecem…