A Substituta / Vikaren

A Substituta / Vikaren

Oba! Um filme dinamarquês de alienígenas! Isso a gente não vê todos os dias!

Uma turma do sexto ano na escola tem uma nova professora substituta. Eles descobrem que existe algo de errado com a professora, mas os pais não acreditam.

Normalmente, quando pego a programação do Festival, me foco mais nas mostras “Panorama”, “Expectativa” e “Midnight Movies”. Mas vale a pena passar os olhos pelas outras mostras – A Substituta está na mostra “Geração”. É porque, apesar da temática meio terror / sci-fi, A Substituta pode ser visto por toda a família!

E é isso mesmo. O filme, dirigido por Ole Bornedal (o mesmo que em 1997 fez O Principal Suspeito, com Ewan McGregor), agradará tanto os adultos quanto os jovens.

Parece uma versão nórdica de Prova Final, de Robert Rodriguez. Mas aqui os alunos são mais novos, e o clima do filme é mais família. Inclusive, temos um bom elenco infantil, não são os “alunos-clichê-de-sempre” que rolam em produções semelhantes americanas. Mas quem chama a atenção é a atriz Paprika Steen, com sua professora substituta alienígena. Ela está muito bem com suas caras e bocas e ar de completamente louca!

O filme tem poucos efeitos especiais, mas são eficientes. Em momento algum parece se tratar de uma produção de um país sem tradição no gênero.

Existem planos para uma versão hollywoodiana pra 2011. Tomara que não estraguem o filme.

Uma última coisa: por favor ignorem a capa do dvd americano, que está aí em cima. O filme não tem nada a ver com isso!

Festival do Rio – 2010

Festival do Rio – 2010

E hoje começa o Festival do Rio 2010, o momento mais aguardado do ano pelo cinéfilo carioca. São duas semanas com centenas de filmes espalhados por várias salas da cidade. Tem pra todos os gostos. Filmes de vários países diferentes, filmes cabeça, filmes cult, pré-estreias hollywoodianas, filmes obscuros que ninguém ouviu falar… Tem literalmente pra todos os gostos.

Acompanho o Festival desde a época que ainda existia o Fest-Rio (outro festival, no mesmo perfil, que rolava antes). E todo ano, faço uma seleção de filmes e arrisco. É um risco, porque muitas vezes a gente vê algo tão novo que não temos ideia se é bom ou ruim. Mas vale a pena!

Normalmente, escolho filmes que não devem entrar depois no circuito. Filmes alternativos, bizarros, sem legendas na película (filmes com “legenda eletrônica em inglês” são cópias que depois do Festival podem voltar aos seus países de origem). Claro, ainda sobra espaço para um ou outro que estou na pilha, aí funciona como uma pré-estreia.

Os filmes são distribuídos por mostras. As mostras “Expectativa 2010” e “Panorama do Ciema Mundial” são as que concentram o maior número de filmes com atores e diretores conhecidos, e também filmes que frequentaram os últimos grandes festivais, como Cannes, Veneza e Berlim. E também gosto muito da mostra “Midnight Movies”, normalmente o nicho onde vão parar os títulos mais curiosos e bizarros do Festival – o próprio site do Festival fala “um cantinho para experimentalismos, transgressões e todo tipo de bizarrices para quem quer se aventurar no desconhecido”.

Mas também vale passar os olhos pelas outras mostras. A mostra “Geração” deste ano traz um filme dinamarques sobre invasão alienígena… 😉

Este ano, como nos últimos, falarei aqui no blog sobre todos os filmes que já vi e os que ainda verei.

Antes de sair a programação, heu já tinha visto e comentado aqui sobre 3 filmes: Micmacs, o filme novo de Jean-Pierre Jeunet, o diretor de Delicatessen e O Fabuloso Destino de Amelie PoulanO Segredo da Rua Ormes, filme francês ultra-violento; e The Runaways – Garotas do Rock, cinebiografia da banda Runaways, estrelado por Dakota Fanning e Kristen Stewart. Os três são bons e valem a pena!

Já vi algumas sessões de imprensa, e baixei alguns filmes, então nos próximos dias, falarei aqui sobre A Substituta, Cortina de Fumaça, A Empregada, Buraco Negro, Nossa Vida Exposta, Copacabana, O Garoto de Liverpool e Sunshine Cleaning.

E pretendo comprar amanhã ingressos para ver Machete, Scott Pilgrim, Biblioteca Pascal, Kaboom, No Bosque, Monstros, Bom Apetite, Federal e The Topp Twins – Garotas Intocáveis.

Fiquem ligados neste link, aqui postarei todos os filmes ao longo das próximas semanas!

O Segredo da Rua Ormes

O Segredo da Rua Ormes / 5150 Rue des Ormes / 5150 Elm Street

Uêba! Mais um filme francês ultra-violento!

Yannick, um jovem estudante de cinema, se acidenta de bicicleta, e vai procurar ajuda. No lugar errado, na hora errada…

Depois de Haute Tension, A L’Interieur e Martyrs, um filme como 5150 Rue des Ormes não é surpresa para ninguém. O diretor Éric Tessier traz mais um eficiente e tenso filme francês.

Este não tem tanto gore quanto os outros que citei no parágrafo anterior. Mesmo assim, a violência é grande. Yannick presencia o que não deveria, e então é mantido prisioneiro por uma das melhores famílias de desequilibrados da história do cinema!

Jacques Beaulieu, o pai da família, é um ótimo personagem. Completamente pirado, usa um código de ética distorcido, inventado por ele mesmo. E usa o xadrez como catalisador da sua insanidade.

O elenco é desconhecido por aqui. Nenhum nome se destaca, mas todos estão bem.

Boa opção pra quem gosta do estilo! Infelizmente, acho que só através de download – este tipo de filme nunca chega aqui, né?

23/09 Atualização – este filme está na programação do Festival do Rio!

The Runaways

The Runaways

The Runaways foi uma banda americana dos anos 70 que, apesar de não ter feito muito sucesso, foi importante por ser uma banda só de meninas num cenário ainda muito machista.

Escrito e dirigido pela estreante em longas Floria Sigismondi, o filme conta a história de como a banda começou. O foco maior fica na guitarrista Joan Jett (Kristen Stewart) e na vocalista Cherie Currie (Dakota Fanning).

A primeira metade de The Runaways é interessante, apesar de não ser nada de inovador – já vimos esta coisa de bastidores de bandas de rock em outros filmes melhores, como Quase Famosos. Vemos como as meninas, com a ajuda de seu empresário, viraram um fenômeno.

Mas o resultado final fica devendo. Pelo filme, parece que a banda acabou logo depois de assinar o contrato para o primeiro disco. Mas, na verdade, a banda durou 4 anos e lançou 3 discos… O filme funciona quando fala da gênese da banda, mas falha quando a banda amadurece. De repente, do nada, o filme acaba. Será que originalmente era pra ser mais longo?

O filme tem outra falha, ao focar apenas em Joan Jett e Cherie Currie. Cadê a Lita Ford? Acredito que Lita Ford hoje seja mais famosa que a Cherie Currie! Lita Ford teve uma discreta carreira solo nos anos 80, tendo inclusive o Ozzy Osbourne como parceiro. Mas, no filme, Ford (interpretada por Scout Taylor-Compton, do novo Halloween) é uma simples coadjuvante.

E Lita Ford não foi a única deixada de lado. A baterista Sandy West também tem pouco espaço, apesar de ser uma das duas Runaways originais (a outra é Joan Jett). E a baixista Robin, que se bobear não tem nenhuma fala no filme, é um personagem-compilação: várias baixistas que passaram pela banda foram sintetizadas em um único personagem.

O imdb explica o que aconteceu. Segundo o site, os produtores do filme conseguiram os direitos para falar sobre Jett, Currie, Sandy e o empresário Kim Fowley. Enquanto o filme foi baseado na autobiografia de Currie e produzido por Jett, Lita Ford e a baixista Jackie Fox nem foram procuradas. Houve uma tentativa de processo, e a história toda acabou com Fox sendo cortada do roteiro e Ford acompanhando apenas a sua personagem direto com a atriz Scout Taylor-Compton.

O elenco principal traz dois dos mais badalados nomes de jovens atrizes de hoje: Kristen Stewart e Dakota Fanning. O que é curioso é que ambas são famosas por motivos opostos: Fanning é uma excelente atriz que começou cedo e já tem um currículo extenso; Stewart, por outro lado, coleciona críticas ruins pelas suas péssimas atuações. E não é a primeira vez que elas estão juntas, Fanning entrou pro elenco da saga Crepúsculo a partir do segundo filme, Lua Nova.

Mas sabe que a Kristen Stewart não atrapalha aqui? Ela continua fraquinha como atriz, e aqui ainda está feia com o corte de cabelo imitando Joan Jett. Mas como o personagem mais exigido é o de Dakota, o resultado final não é ruim como em outros filmes. E Dakota arrebenta! O filme pode não ser lá grandes coisas, mas a atuação da ainda adolescente Dakota é digna de prêmios!

Aliás, ainda falando das duas protagonistas, preciso admitir que foi corajoso da parte de ambas fazer este filme. Drogas e lesbianismo fazem parte de seus papéis. Dakota, com 16 anos e Kristen, com 20, tinham carreiras mais comportadas até então (principalmente Kristen).

Ainda acho importante citar um nome no elenco. Michael Shannon está ótimo como o exagerado e caricato empresário Kim Fowley. Ele foi o responsável por reunir as garotas e ensiná-las a atitude punk que norteou a curta carreira da banda.

Aproveitarei este espaço para um comentário direcionado ao público brasileiro. A banda Runaways quase não tocou por aqui, talvez seja mais conhecida por ser a banda de onde saíram Joan Jett e Lita Ford – que, por sua vez, nem são nomes tão conhecidos (o público mais novo reconhecerá a música I Love Rock and Roll, sucesso solo de Jett – mas é porque Britney Spears regravou…). Fico me perguntando se lá fora as Runaways foram um nome relevante no cenário musical…

O filme já passou lá fora, mas achei que não tem cara de cinema brasileiro. Mesmo assim, segundo o imdb, chega aqui em 30 de setembro. Será que é para o Festival do Rio? Se pintar nas telas daqui, é pelo “star power” de seu elenco.

Última recomendação, para os fãs da série Crepúsculo: não vejam este filme, a não ser que queiram ver as estrelas dos seus filmes em papéis beeem diferentes!

Micmacs à Tire-Larigot

Micmacs à Tire-Larigot

Uêba! Filme novo do Jean-Pierre Jeunet!

Depois de sofrer um acidente que quase lhe tirou a vida (uma bala perdida se alojou dentro de sua cabeça), Bazil (Dany Boon) é “adotado” por uma excêntrica família de mendigos. Juntos, eles planejam uma vingança contra dois fabricantes de armas, um deles responsável pela bala em sua cabeça, outro pela morte de seu pai.

Sou muito fã de dois filmes franceses meio bizarros dos anos 90: Delicatessen (91) e Ladrão de Sonhos (95). Ambos foram dirigidos pela dupla Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro, e ambos trazem personagens muito estranhos e um visual muito extravagante. Depois disso, Jeunet foi para Hollywood para fazer o quarto filme da franquia Alien; e, em seguida, ele realizou o seu mais famoso filme, O Fabuloso Destino de Amelie Poulan.

Amelie Poulan é muito bom, mas é muito mais “comportado”, se comparado aos primeiros filmes. Os fãs da “fase bizarra” se questionavam: “cadê o Jeunet das antigas?”

Alvíssaras! Micmacs se aproxima do estilo bizarro de seu início de carreira!

(Jeunet fez um filme entre Amelie Poulan e este Micmacs, chamado Eterno Amor. Esse não vi quando passou no cinema, mas já comprei o dvd. Falta só tempo pra assistir!)

O visual aqui é, claro, bizarro. A princípio, parece um filme de época, pelas cores meio amareladas e pelos “props” (acessórios de cena) com cara de vintage – mas o filme é contemporâneo, até o youtube é citado! E os personagens também são todos esquisitos. A troupe de mendigos é repleta de ótimos personagens: uma contorcionista, um homem-bala de canhão que esteve no Guiness, uma mulher que consegue calcular qualquer coisa só com o olhar, um inventor meio professor pardal…

No elenco, só reconheci um ator, Dominique Pinon. Coincidência ou não, Pinon esteve em TODOS os filmes de Jeunet, e também no “filme solo” de Caro, Dante 01. Além de Pinon, temos Dany Boon, André Dussollier, Nicolas Marié, Jean-Pierre Marielle, Yolande Moreau, Julie Ferrier, Omar Sy, Michel Crémadès e Marie-Julie Baup.

Micmacs não vai agradar a todos. Arrisco a dizer que vai agradar a poucos!Aliás, nem sei em que estilo ele se estaria numa locadora – acho que só cult serve. É um filme estranho, porém, leve e divertido. Heu gostei!

Infelizmente, não existe previsão de lançamento no Brasil, nem nos cinemas, nem em dvd… Viva o download!