Suitable Flesh

Crítica – Suitable Flesh

Sinopse (imdb): Uma psiquiatra fica obcecada por um jovem cliente com múltiplas personalidades.

Filme novo baseado em HP Lovecraft!

Antes do filme, um breve parágrafo pra contextualizar. HP Lovecraft é um dos grandes nomes da literatura clássica de terror, mas suas histórias devem ser difíceis de se adaptar. Anos atrás fiz aqui no heuvi um top 10 de adaptações de Lovecraft, e constatei que não deve existir material para um top 20. Provavelmente os filmes mais conhecidos baseados na sua obra são Re-Animator (1985) e From Beyond (1986), ambos dirigidos por Stuart Gordon e estrelados por Jeffrey Combs e Barbara Crampton. Este Suitable Flesh é uma espécie de homenagem ao diretor Gordon, falecido em 2020.

(Gordon ainda dirigiu outros dois filmes menos conhecidos baseados em Lovecraft, Dagon, de 2001, e Sonhos na Casa das Bruxas, telefilme que estava na série Mestres do Terror.)

Dirigido pelo desconhecido Joe Lynch, Suitable Flesh parece um filme B dos anos 80 / 90, com toques eróticos, bem no estilo dos filmes dirigidos por Gordon. O roteiro é de Dennis Paoli, também roteirista das quatro adaptações citadas. Mas, um detalhe curioso: tem ar de filme B, mas não é comédia. A galhofa aqui tem um clima mais sério.

Suitable Flesh é a adaptação do conto “The Thing on the Doorstep”, de 1937. O legal aqui é que existe um demônio ou entidade que fica trocando de corpo, então boa parte do elenco tem momentos onde está vivendo outra personalidade. E na parte do gore, tirando uma cena aqui e outra ali, não tem muitas cenas graficamente fortes.

O elenco é melhor do que o esperado, Suitable Flesh tem três nomes “médios”. Heather Graham estrela o filme e, aos cinquenta e três anos de idade, ainda arrisca uma breve cena de nudez parcial. Barbara Crampton, ela mesma, dos filmes do Stuart Gordon, tem um papel importante e ainda é uma das produtoras (e continua linda aos sessenta e seis anos de idade). E Jonathan Schaech, que estava em vários filmes nos anos 90, mas sempre vou me lembrar dele em The Wonders, faz o marido da Heather Graham. Completa o elenco principal Judah Lewis, de A Babá. Só faltou o Jeffrey Combs, não sei qual foi o motivo pra ele não estar aqui.

Agora, precisa entrar na onda do filme. Porque é um filme divertido, mas ao mesmo tempo é exagerado, e tem um pé no trash. Quem curtia o estilo dos filmes do Gordon vai se divertir. Mas acho que boa parte do público de hoje em dia vai torcer o nariz.

Dagon

Dagon

Alguns dias atrás montei aqui no blog um top 10 de filmes baseados em HP Lovecraft. No meio da pesquisa, descobri a existência deste Dagon, filme de 2001 que heu nunca tinha ouvido falar.

Dois casais estão curtindo férias em um barco na costa da Espanha, quando um acidente os faz procurar ajuda em terra. Ao desembarcar na sombria vila pesqueira de Imboca, eles descobrem que existe algo de errado com a população local.

Dagon foi dirigido por Stuart Gordon, o responsável pelas duas mais famosas adaptações cinematográficas de Lovecraft: Reanimator e Do Além. Aqui ele tem melhores efeitos especiais, o filme não tem a cara de trash que os dois filmes anteriores ganharam com o tempo. Além disso, o filme traz nudez e gore numa quantidade razoável. Não vai decepcionar os fãs.

Gordon conseguiu fazer uma boa adaptação. Inclusive, li declarações de fãs de Lovecraft dizendo que esta é uma das melhores adaptações já feitas.

No papel principal, Ezra Godden, coincidência ou não, bem parecido fisicamente com Jeffrey Combs, protagonista de Reanimator e Do Além. Deve ser proposital… Godden ainda trabalharia com Gordon em mais uma adaptação lovecraftiana, Sonho na Casa da Bruxa, de 2005. O resto do elenco não traz ninguém conhecido. Mas quem lê o blog (e vê os filmes que falo aqui) vai reconhcer a espanhola Macarena Gómez, de Sexykiller – Morirás por Ella, em um dos principais papeis femininos.

Infelizmente, Dagon não tem distribuição no Brasil… Viva os sites de download!

Top 10: Melhores Filmes Baseados em H.P. Lovecraft

Top 10: Melhores Filmes Baseados em H.P. Lovecraft

Recentemente tivemos a notícia que Guillermo Del Toro se afastara do projeto do filme O Hobbit, baseado em Tolkien. Por um lado, a notícia é triste, porque Del Toro é um cara talentoso, e este projeto precisa de gente talentosa por perto. Mas, por outro lado, a notícia é boa, já que Del Toro declarou que retomaria o então abandonado projeto Nas Montanhas da Loucura, baseado em H.P. Lovecraft.

Lovecraft é um dos maiores autores da literatura de horror. E apesar disso, ele é muito mal representado no cinema. Olha, se bobear, não tem quantidade suficiente de filmes pra se fazer um Top 20. Mas como este é um Top 10…

Para me ajudar neste Top 10, pedi a ajuda de um grande amigo especialista em Lovecraft, Oswaldo Lopes Jr. Aqui tem algo que ele escreveu sobre o assunto.

Lembrando, sempre, dos outros Top 10 já feitos aqui no do blog: filmes de zumbi, filmes com nomes esquisitos, filmes sem sentido, personagens nerds, estilos dos anos 80,melhores vômitos, melhores cenas depois dos créditos, melhores finais surpreendentes, melhores cenas de massacre, filmes dos ano 80 e 90 nunca lançados em dvd no Brasil, estilos de filmes ruins, casais que não convencem, musicais para quem não curte musicais, melhores frases de filmes, melhores momentos de Lost, maiores mistérios de Lost, piores sequencias, melhores filmes de rock, melhores filmes de sonhos, melhores filmes com baratas, filmes com elencos legais e melhores ruivas. Visitem!

Vamos aos filmes?

Em ordem cronológica…

1. O Castelo Assombrado (The Haunted Palace, 1963), de Roger Corman, com Vincent Price, Debra Paget, Lon Chaney Jr., Elisha Cook Jr. Baseado na novela O Caso de Charles Dexter Ward (The Case of Charles Dexter Ward).

Roger Corman estava fazendo uma série de filmes baseados em Edgar Allan Poe, quando decidiu filmar uma história de Lovecraft. Por isso, este filme também é conhecido erroneamente como “Edgar Allan Poe’s The Haunted Palace”…

2. Morte Para um Monstro (Die, Monster, Die!, 1965), de Daniel Haller, com Boris Karloff, Nick Adams, Freda Jackson, Patrick Magee, Paul Farrell. Baseado no conto A Cor Que Caiu do Espaço (The Colour Out of Space).

Filme B da década de 60 onde Boris Karloff interpreta um cientista louco que acha um meteorito capaz de transformar as plantas em gigantes e as pessoas em mutantes.

3. Curse of the Crimson Altar (1968), de Vernon Sewell, com Boris Karloff, Christopher Lee, Barbara Steele, Michael Gough. Baseado no conto Sonhos na Casa das Bruxas (The Dreams in the Witch House).

Boris Karloff,Christopher Lee e Barbara Steele em mais um filme B dos anos 60, numa trama que envolve sonhos, uma mansão gótica, bruxaria e pessoas estranhas.

4. O Altar do Diabo (The Dunwich Horror, 1970), de Daniel Haller, com Dean Stockwell, Sandra Dee, Ed Begley, Sam Jaffe, Talia Shire. Baseado no conto Sonhos na Casa das Bruxas (The Dreams in the Witch House).

Um homem aparece na Arkham Miskatonic University para tentar pegar o Necronomicon, um livro com antigos rituais para trazer deuses alienígenas para o nosso planeta.

5. Re-Animator (Re-Animator, 1985), de Stuart Gordon, com Jeffrey Combs, Bruce Abbott, Barbara Crampton. Baseado no conto Herbert West, Re-Animator (Herbert West, Re-Animator).

Stuart Gordon dirigiu Jeffrey Combs e Barbara Crampton na mais famosa adaptação de Lovecraft no cinema. Um cientista faz experiências trazendo cadáveres de volta a vida. O visual hoje em dia está mais pro trash, infelizmente…

6. Do Além (From Beyond, 1986), de Stuart Gordon, com Jeffrey Combs, Barbara Crampton, Ted Sorel. Baseado no conto Do Além (From Beyond).

No ano seguinte, Gordon, Combs e Crampton retornaram com outra adaptação lovecraftiana, desta vez com uma máquina que abria uma porta para um hostil universo paralelo.

7. Renascido das Trevas (The Resurrected, 1992), de Dan O’Bannon, com Chris Sarandon, John Terry, Jane Sibbet, Robert Romanus. Baseado na novela O Caso de Charles Dexter Ward (The Case of Charles Dexter Ward).

Um dos dois únicos filmes dirigidos pelo genial Dan O’Bannon (diretor de A Volta dos Mortos Vivos e roteirista de Alien e Força Sinistra). Filme mal lançado, não existe em dvd nem lá nos EUA! Mas já está aqui no blog!

8. Dagon (Dagon, 2001), de Stuart Gordon, com Ezra Godden, Francisco Rabal, Raquel Meroño. Baseado nos contos Dagon (Dagon) e A Sombra Sobre Innsmouth (The Shadow Over Innsmouth).

Mais Stuart Gordon, agora com efeitos especiais melhores do que os da década de 80. Bom filme, pena que é desconhecido por aqui. Em breve falo dele aqui no blog!


9. Sonhos na Casa das Bruxas (Masters of Horror – Dreams in the Witch House, 2005), de Stuart Gordon, com Ezra Godden, Jay Brazeau, Campbell Lane, Chelah Horsdal. Baseado no conto Sonhos na Casa das Bruxas (The Dreams in the Witch House).

Gordon ainda voltaria ao universo lovecraftiano neste telefilme. Pena que não é tão legal quanto seus filmes dos anos 80.

10. O Chamado de Cthulhu (The Call of Cthulhu, 2005), de Andrew Leman, com Ramón Allen Jr., Leslie Baldwin, Daryl Ball, David Mersault, Noah Wagner. Baseado no conto O Chamado de Cthulhu (The Call of Cthulhu).

Média metragem, preto e branco e mudo. Apesar de feito em 2005, foi feito pra parecer antigo, da época do cinema mudo. É considerado pelos fãs a melhor adaptação de Lovecraft já feita!

AND COMING SOON…

Um Sussurro nas Trevas (The Whisperer in Darkness, 2010), de Sean Branney, baseado no conto Um Sussurro nas Trevas (The Whisperer in Darkness).

Nas Montanhas da Loucura (At the Mountains of Madness, 2013), de Guillermo Del Toro, produção de James Cameron, baseado na novela Nas Montanhas da Loucura (At the Mountains of Madness).

p.s.: Tanto o The Call of Cthulhu mudo e p&b de 2005 quanto Um Sussurro nas Trevas foram feitos pelo pessoal da HPLHS – Howard Phillips Lovecraft Hstorical Society, o mais importante fã-clube de Lovecraft nos EUA, que organiza festivais de adaptações das obras do mestre e produz esses filmes.

Renascido das Trevas

Renascido das Trevas

Morto no fim do ano passado, Dan O’Bannon, roteirista de Alien e Força Sinistra, só dirigiu dois longas: o genial A Volta dos Mortos Vivos, e este quase desconhecido Renascido das Trevas.

Uma mulher procura um detetive particular para tentar descobrir o paradeiro de seu marido. A princípio, o detetive desconfia que se trata de um simples caso de “pulada de cerca”, mas logo descobre que está entrando num universo muito mais sinistro.

O filme foi baseado em The Case of Charles Dexter Ward, o único romance escrito por H.P. Lovecraft, um dos maiores nomes da literatura de horror. Os textos de Lovecraft são sérios. Aqui, não cabia um tom engraçado, como O’Bannon tão bem soube fazer em A Volta dos Mortos Vivos. E ele mostra que também sabe fazer filme de terror sério. Mesmo na parte final, quando entramos no mundo subterrâneo onde vivem as estranhas criaturas, tão comuns em histórias “lovecraftianas”, o filme não cai na galhofa.

Ok, os efeitos especiais já “perderam a validade”, e não dão mais medo em ninguém. Mas não são toscos, o filme não tem cara de trash!

O elenco traz um nome famoso entre os fãs de filmes de terror dos anos 80: Chris Sarandon, de A Hora do Espanto, um dos mais divertidos filmes de vampiro da década. Além de Sarandon, John Terry, Jane Sibbet e Robert Romanus.

Vou contar um “causo” curioso que envolve este filme. Ele nunca foi lançado em dvd – nem aqui, nem lá fora. Mas existe na internet para baixar. Ok, baixei e assisti. Depois disso, revirando os meus vhs velhos e mofados – aqueles que separei “pra ver um dia” – não é que achei este filme? Tá lá, no armário…