O Grande Heroi

0-O-Grande-HeróiCrítica – O Grande Heroi

Há tempos não vejo uma propaganda pró militar dos EUA tão maniqueísta!

Afeganistão. Uma equipe de quatro soldados americanos se vê encurralada por soldados do Taliban. Baseado em fatos reais.

Vamulá. Não tenho nada contra os EUA, absolutamente nada contra a cultura norte-americana e o american way of life. Sou fã de fast food e do cinema feito em Hollywood, seria hipocrisia da minha parte falar mal dos EUA à toa. Mas, do jeito que as coisas são mostradas em O Grande Heroi, me senti mal.

Pegando um exemplo recente: em Capitão Philips, sabemos que os americanos são os mocinhos e que os piratas somalis são os vilões. E mesmo assim, vemos “o lado de lá”, os piratas têm uma motivação. Aqui não. Não interessa se os EUA invadiram o Afeganistão. Todo americano é santo e bonzinho, enquanto quase todos os afegãos são malvados e vão queimar no inferno.

Uma cena em particular me causou náuseas. Depois de matar vários afegãos, um soldado americano é atingido e capturado. Ele carregava um papel com opções de cores para a reforma da sua casa. E, enquanto ele morre, close cheio de estilo no papel amassado. “Coitadinho, olha como os inimigos malvados destruiram o sonho do heroi americano…”

Ah, tem outro problema: o nome original, “Lone Survivor” (“único sobrevivente”), é um grande spoiler, né? 😉

O diretor Peter Berg (Battleship) até mostra algum talento nas cenas de batalha – as cenas da galera rolando ribanceira abaixo são impressionantes. E o elenco é bom – Mark Wahlberg, Taylor Kitsch, Emile Hirsch, Ben Foster e Eric Bana – nenhum grande ator, mas todos funcionam dentro do esperado.

Mas, a não ser que você seja fã do “american way of war“, O Grande Heroi é intragável. E o fim, mostrando fotos dos “herois” reais, só piora tudo.

Assassino A Preço Fixo

Assassino A Preço Fixo

Refilmagem do filme homônimo estrelado por Charles Bronson em 1972.

Arthur Bishop (Jason Statham) é um assassino profissional de elite, especialista em “trabalhos limpos” – suas vítimas parecem mortas por acidentes. Quando seu mentor e amigo Harry (Donald Sutherland) é assassinado, ele se sente na obrigação de treinar Steve (Ben Foster), o impulsivo filho de Harry, que quer vingar a morte do pai.

Assassino A Preço Fixo tem como principal marketing ser “o mais novo filme de ação de Jason Statham”. Mas Statham tem feito coisa melhor, Assassino A Preço Fixo deixa a desejar.

O filme não é ruim, mas também não é bom. A dupla Statham – Ben Foster parece forçada demais, alguém do estilo de Bishop não aceitaria tão facilmente uma parceria com uma pessoa de estilo tão diferente. E o roteiro é sempre previsível demais.

Pelo menos as cenas de ação são bem feitas. Muitos tiros e explosões, sangue no ponto certo. Não vai decepcionar os fãs.

Sobre o elenco: é sempre legal ver um ator como Donald Sutherland em ação. Mas o seu papel é pequeno, umas duas ou três cenas no máximo. Statham e Foster fazem o esperado. E, de “bônus”, uma rápida nudez gratuita da supermodel sueca Mini Anden. 😉

Enfim, não é ruim. Mas prefiro a série Carga Explosiva.

p.s.: Segundo o imdb, o título é “Assassino À Preço Fixo“, assim, com o “A” craseado. Mas, caramba, não se usa crase antes de palavra masculina! Espero que consertem antes do lançamento nacional, previsto para este mês!

Pandorum

Pandorum

Nova ficção científica com toques de terror!

No futuro, o nosso planeta não tem condições de abrigar a crescente população. O filme se passa dentro de uma enorme nave espacial que está indo em direção a Tanis, um novo planeta semelhante à Terra – a possível salvação para a raça humana.

O maior nome do elenco é Denis Quaid, mas o ator principal na verdade é Ben Foster, coadjuvante em X-Men 3 e na série A Sete Palmos. Além deles, Cam Gigandet, Cung Le e a bela Antje Traue.

O clima claustrofobico e escuro do filme é muito legal. Já o roteiro é um pouco confuso, quase tudo é explicado de uma só vez, e não fica exatamente claro o que aconteceu.

Pandorum perdeu a chance de se tornar um clássico da ficção científica. Se o roteiro fosse um pouco melhor amarrado e a direção fosse um pouco mais firme… Faltou pouco para o filme ser muito bom!

Mesmo assim, vale o download, já que esse filme tem cara de que não será lançado por aqui.