O Último Exorcismo

O Último Exorcismo

Mais um filme de terror usando a câmera subjetiva pra fazer um “realismo fake”…

O reverendo Cotton Marcus é um especialista em exorcismo. Curiosamente, ele diz que exorcismos são uma fraude, mas os resultados podem ser bons para aqueles que acreditam. Ele resolve fazer um documentário para expor as fraudes, e traz uma equipe para filmar o seu último exorcismo. Mas descobre que este trabalho pode não ser tão simples quanto parece.

Ok, o recurso “câmera na mão porque estamos filmando algo” não é novidade – só aqui no blog já rolaram 8 filmes assim (Zombie Diaries, [REC], Diário dos Mortos, Cloverfield, Quarentena, Atividade Paranormal, REC2 e Redacted). Mas admito que aqui a ideia me agradou. O Último Exorcismo, entre altos e baixos, até é interessante.

Dirigido por Daniel Stamm, O Último Exorcismo tem com um de seus trunfos a jovem atriz Ashley Bell, que faz a adolescente possuída. Curiosidade: ela tem uma enorme flexibilidade, não foram usados efeitos especiais para as cenas “de contorcionismo”.

Li na internet críticas sobre a câmera trêmula, mas, ora, era de propósito! E não me incomodou, já vi filmes com câmeras tremendo mais.

O filme tem um bom início, mostrando a família do pastor e seus métodos espalhafatosos. Demora um pouco pra engrenar, e pega um bom ritmo. Pena que, na minha humilde opinião, o fim não foi muito feliz – poderia ter acabado de outro jeito.

O Último Exorcismo está longe de ser uma unanimidade. Mas heu achei melhor que Atividade Paranormal

Redacted / Guerra Sem Cortes

Redacted / Guerra Sem Cortes

Há tempos heu adiava este último Brian de Palma. Alguma coisa já me dizia que este não era um dos seus melhores filmes…

Redacted acompanha um grupo de soldados na Guerra do Iraque, na mesma época que foi registrado o estupro seguido de morte de uma adolescente iraquiana e o assassinato de várias pessoas de sua família por alguns soldados do Exército dos Estados Unidos.

Redacted é mais um “documentário fake”, usando câmera subjetiva, como se fosse filmado pelos próprios atores. Não tenho nada contra o estilo, o problema é que o talento de De Palma foi completamente desperdiçado.

Brian de Palma é um dos poucos artesãos do cinema contemporâneo. Há pouco falei de seu O Pagamento Final, um filme onde parece que ele tem cuidado com cada plano, cada fotograma. Dá pena ver um cara com um talento desses brincando de câmera subjetiva…

O que ficou interessante na edição é que várias fontes são usadas para montar a história. Além do diário gravado pelo soldado americano, temos imagens de um documentário francês, trechos de reportagens da tv local, vídeos tirados do youtube, e até um video de extremistas publicado na internet.

O filme é uma pesada crítica à postura do exército americano na Guerra do Iraque. Isso não pegou muito bem lá nos EUA, mas aqui no Brasil não me pareceu nada demais – acho que, por aqui, ninguém nunca levou a sério esse papo de “estamos procurando armas de destruição em massa”…

Como todo filme de “realismo fake”, Redacted não traz atores famosos. Os rostos desconhecidos fazem um bom trabalho.

É curioso notar que o formato de Redacted é bem parecido com o laureado Guerra ao Terror, vencedor do Oscar de melhor filme, direção e roteiro de 2009. E Redacted, de dois anos antes, foi ignorado…

Mais um comentário: ao terminar o filme,vemos uma série de fotos, supostamente reais, de vítimas da guerra. Olha, se eram reais ou não, pouco importa. Mas com certeza eram desnecessárias…

Este filme é de 2007, e nunca foi lançado aqui no Brasil. Segundo o imdb, só passou aqui no Festival do Rio de 2008. Ok, o filme não tem muito apelo comercial, mas é do Brian de Palma, caramba! Merecia ser lançado, nem que fosse direto em dvd!

O que é estranho é que De Palma não fez nada depois deste filme. Brian, cadê você? Estamos com saudades! Volte logo! 🙂

[Rec] 2

[Rec] 2

[Rec] foi um dos melhores filmes de 2007. Lançado na mesma época que o hollywoodiano Cloverfield, o espanhol [Rec] trouxe um sopro de criatividade ao cinema de horror. Um filme simples, usando a câmera subjetiva com maestria, com poucos (e eficientes) efeitos especiais e sem ninguém conhecido no elenco. Foi um dos filmes mais assustadores dos últimos anos!

Aí anunciaram esta continuação. Vou confessar que fico “bolado” sempre que leio sobre continuações de filmes que gosto. Por um lado, é legal voltar ao universo e aos personagens do filme original. Mas, por outro lado, a chance de dar errado é grande – quase sempre a continuação é muito inferior ao original.

Felizmente, não é o caso aqui. [Rec] 2 pode não ser tão bom quanto o primeiro, mas não decepcionará ninguém!

[Rec] 2 começa exatamente onde o primeiro filme acaba. Policiais equipados com câmeras vão entrar no prédio isolado, escoltando uma autoridade do Ministério da Saúde. Lá dentro, surpresas os aguardam…

É difícil falar muito sem spoilers. Mas posso dizer que há uma grande reviravolta na história, logo no começo do filme. Aquilo que vimos no primeiro filme não é exatamente o que pensávamos!

Ah, sim, como o primeiro filme, [Rec] 2 continua usando somente a câmera subjetiva. Tudo o que passa na tela é filmado pelos atores. E, como acontece no primeiro filme, o roteiro sabe muito bem utilizar este artifício.

Por uma opção narrativa, a segunda parte do filme é um pouco mais lenta que a primeira (é difícil falar mais sem soltar spoilers!). Mesmo assim, o filme nunca fica chato. E reserva uma boa surpresa para o fim!

Os diretores são os mesmos do primeiro filme, Jaume Balagueró e Paco Plaza. Espero que mantenham a equipe para a terceira parte!

Atividade Paranormal / Paranormal Activity

Paranormal-Activity-poster

Atividade Paranormal / Paranormal Activity

Outro dia li na internet sobre um tal “filme mais assustador da história”. Não gosto muito deste tipo de hype, mas mesmo assim resolvi conferir. Trata-se de mais um filme no estilo que costumo chamar de “reality cinema”: cara de amador, câmera na mão, filmado pelos próprios atores, como se aquilo tivesse acontecido de verdade.

Conhecemos o casal Micah e Katie. Katie convive com uma entidade que a assombra desde a infância. Micah então compra uma câmera de vídeo para tentar filmar o que está acontecendo. Paranormal Activity é o resultado desta filmagem.

Mas, sabe qual é o pior problema aqui? Esse papo de “encontraram uma gravação caseira contando uma história que aconteceu de verdade” não convence mais ninguém. Sem procurar pela internet, me lembro de pelo menos outros seis filmes com a mesma premissa: Aconteceu Perto de Sua Casa (92), A Bruxa de Blair (99), Zombie Diaries (06), [REC] (07), Diário dos Mortos (07) e Cloverfield (08), isso porque não estou falando de Quarentena, refilmagem de [REC]. Alguém ainda consegue “comprar” a ideia?

Confesso que o hype também atrapalha um pouco. O filme tem seus momentos assustadores, mas o próprio estilo de “cinema verdade” impede o uso de muitos artifícios como efeitos visuais ou sonoros. Ou seja, quem for ao cinema procurando o tal “filme mais assustador da história pode se decepcionar.

Mesmo assim, o filme ainda tem os seus bons momentos, como a cena do tabuleiro Ouija, por exemplo.

Resumindo: um filme interessante, mas nada muito essencial.

The Zombie Diaries

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The Zombie Diaries

A Bélgica nos deu Aconteceu Perto de sua Casa, Hollywood copiou a idéia com A Bruxa de Blair, e o “reality cinema” foi inventado. Câmera na mão, ação acontecendo enquanto está sendo filmado, o espectador é colocado como parte da trama.

Alguns ano se passaram, e parece que reencontraram a idéia do reality cinema. Cloverfield foi lançado no circuitão, o espanhol REC apareceu pela internet, foi lançado tardiamente (e Hollywood já refilmou, com o título Quarantine), e depois apareceu o novo filme do mestre George Romero, The Diary of the Dead (seu quinto filme de zumbis). Tudo com a mesma idéia de câmera na mão. Mas nem todos bons, infelizmente…

Esse aqui parte de uma idéia interessante: videos caseiros feitos depois de uma epidemia de zumbis. Mas, sabe qual é o problema? É uma idéia semelhante ao The Diarie of the Dead, do Romero. E, com todo respeito aos criadores de The Zombie Diaries, não dá pra comparar…

The Zombie Diaries nos mostra três vídeos, feitos por pessoas diferentes, depois de um anúncio de um vírus – que depois se descobre que traz os mortos à vida. O primeiro é uma equipe de tv que vai fazer um documentário, ainda no início da epidemia; o segundo mostra três pessoas tentando conseguir comida; o terceiro mostra uma fazenda com sobreviventes.

Temos dois problemas. Um deles é que os zumbis são leeentos, e quase não aparecem, e quando aparecem, são poucos. Ou seja, não assustam ninguém! E o segundo problema é que o ritmo do filme é tão leeento quanto o dos zumbis! Ficamos presos em intermináveis e desinteressantes diálogos…

Existe uma reviravolta na trama, no fim do filme. Ou seja, não durma antes do fim! Mas, mesmo assim, essa reviravolta é confusa… Bem que poderiam ter concluído melhor…

Bem, fica a dica aqui: na dúvida, fique com o do Romero…

O Diário dos Mortos

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O Diário dos Mortos

Mais um “reality movie”? Sim. Mas ao mesmo tempo estamos falando de mais um filme de zumbis do mestre George Romero. E aí o buraco é mais embaixo…

Pra quem não ligou o nome à pessoa, George Romero foi o primeiro cara a fazer filmes de zumbis como os conhecemos. No distante ano de 1968 ele nos deu o clássico dos clássicos A Noite dos Mortos Vivos, filme que estabelece certos padrões respeitados até hoje: zumbis são mortos-vivos, normalmente lentos e sem raciocínio, e que só “morrem” se algo acontece com seu cérebro.

Ele não parou aí: em 78 veio A Madrugada dos Mortos (recentemente refilmado) e em 85 a trilogia foi fechada com O Dia dos Mortos. E voltou ao tema em 2005 com A Ilha dos Mortos.

E agora, em 2007, lançou o seu quinto filme de zumbis… Usando o estilo “amadores com câmeras na mão”…

A premissa do filme: uma turma de faculdade de cinema tenta sobreviver a um novo “vírus” que traz os mortos à vida. Resolvem filmar tudo o que acontece, e aos poucos descobrem o que está acontecendo.

O ritmo do filme é lento, como aliás todos os filmes do Romero. Mas lento não significa chato – Romero sabe como poucos criar tensão na tela.

Destaque para os efeitos especiais: as cenas violentas são abundantes, mas nunca cai pro escatológico – afinal, são os próprios personagens filmando! Mesmo assim, pros fãs de terror, temos várias “mortes legais”!

Romero continua em forma!

Cloverfield – Monstro

cloverfield

Cloverfield – Monstro

Antes de falar do filme, vou falar um pouco do meu pé atrás com relação a ele.

Em primeiro lugar, acho o JJ Abrams um dos caras mais marqueteiros que já surgiu na história de Hollywood. Tudo o que o cara faz é hype, mas pra mim ele é supervalorizado. Pra mim ainda tem que comer muito arroz com feijão pra conseguir se equiparar aos “grandes”.

Conheço 3 coisas que ele fez:

Alias (série de tv): depois de estar familiarizado com Jack Bauer & cia, achei a série Alias muito, muito ruim. A agente secreta dessa série é muito fraquinha! Vi uns episódios e passei direto.

Missão Impossível 3: é até covardia, né? O primeiro filme é do Brian De Palma; a continuação é do John Woo. O terceiro é dirigido pelo (quem?) JJ (quem?)… Fraaaco…

Lost: tá, a série é boa, muito boa. Reconheço que é uma das melhores coisas na tv hoje em dia. Mas a quantidade pontas soltas e a quase certeza que tenho que nunca vão conseguir explicar tudo me deixa sempre com pé atrás com essa série…

Em segundo lugar, essa idéia Bruxa de Blair já era batida na época do próprio Bruxa de Blair. Em 92, vi um filme belga chamado Aconteceu perto de sua casa, um documentário sobre um assassino profissional – que REALMENTE parece de verdade! Quando, em 99, veio a idéia da Bruxa de Blair, pensei “já vi isso antes…”

Então, quando apareceu a idéia do “novo projeto do JJ Abrams que é uma mistura de Godzilla com Bruxa de Blair“, claro que fiquei com pé atrás…

Mas fui ver. E não é que é interessante?

A idéia todos sabem: um cara está filmando uma festa de despedida de um amigo, e Nova York começa a ser atacada e destruída por um monstro gigantesco. Então, começa a documentar o que está acontecendo.

O interessante aqui é colocar o espectador “dentro” do filme. Não aparece um cientista que explica o que está acontecendo, ou um herói que faz uma armadilha pro monstro, ou outros clichês típicos de filmes assim. Você está lá dentro, e precisa fugir – e nem ao menos sabe do que!

O início é um pouco longo, e a câmera tremida cansa um pouco. E ficamos curiosos com o que aconteceu, porque nada é explicado… Mas vale a experiência!

E tem uma cena que parece uma homenagem ao poster de Fuga de Nova York, de John Carpenter! É que nesse poster, aparece a cabeça da Estátua da Liberdade caída no meio de uma rua. Mas essa cena nunca acontece no filme…

Agora é esperar o marqueteiro fazer a continuação, onde vai explicar qualé a do monstrão…

Quarentena

quarantine

Quarentena

Antes de começar: pra quem não sabe, essa é a refilmagem americana do espanhol REC, um dos melhores filmes dos últimos anos.

Como é uma refilmagem, quase cena a cena, e bem recente, a comparação é inevitável. E a primeira pergunta é: vale a pena ver esse, ou o original é melhor?

Claro que o espanhol é melhor. Mas esse até que não é uma total perda de tempo. Tem seus pontos positivos…

Vamos à comparação. REC é melhor porque:

– Veio antes, ora! É, portanto, mais original!

– A idéia de se fazer um “reality cinema”, de se fingir que isso tudo realmente aconteceu, funciona melhor quando não conhecemos os atores. A versão hollywoodiana é cheia de rostos quase famosos, a começar por Jennifer Carpenter, de Dexter. Tem até o croata Rade Serbedzija, de Missão Impossível 2, Snatch, Eurotrip, 24 Horas

– A versão original enrola menos o início. Na refilmagem, as cenas dentro do quartel de bombeiros são looongas…

– A Angela Vidal espanhola é bem mais bonitinha que a americana… 🙂

Mas, por outro lado, Quarentena vale a pena porque:

– As imagens me pareceram mais claras. O público que gosta de ver detalhes vai apreciar mais essa versão. É como se a câmera americana tivesse uma imagem melhor que a espanhola…

– Apesar de ser uma cópia, consegue manter bem a tensão proposta no filme original.

Agora o que achei estranho é que a refilmagem tenta explicar algumas coisas que são propositalmente deixadas de lado no original. Ao longo do filme, ficamos sabendo mais ou menos o que acontece, de uma maneira mais clara que antes. Mas na parte final, a “parte escura” do filme, tem um monte de explicações importantes no original que foram deixadas de lado na refilmagem. Estranho isso. Só se for pensando em Quarentena 2. O que, aliás, é a cara de Hollywood…

[REC]

[REC]

Em abril deste ano vi um dos melhores filmes de terror da minha vida. Um filme desconhecido, espanhol. Na época, só estava disponível pela internet.

Quando soube que ia passar no Festival, pensei: “opa, boa oportunidade de ver esse filme numa tela grande!” E fui pro cinema, mesmo já tendo visto o filme duas vezes antes na tv. Afinal, todos sabemos que a sensação de ver um filme na sala escura e na tela grande é muito melhor.

Vou copiar parte do texto que escrevi aqui mesmo em 8 de abril:

Sabe aquela idéia de câmera na mão e não atores na tela? Depois de reality shows na tv, inventaram o “reality cinema”. O primeiro que conheço é do início dos anos 90, um filme belga chamado Aconteceu Perto de Sua Casa, que mostra uma equipe filmando um assassino profissional. Anos depois Hollywood copiou a idéia e fez A Bruxa de Blair, e ainda tentou vender a história como se fosse verdade! E agora, esse ano, estreou o médio Cloverfield, que leva a idéia pro filme catástrofe; além de Diário dos Mortos, ótimo filme de zumbis do mestre George Romero.

Bem, como o mestre Tarantino nos ensinou, uma boa idéia pode ser reaproveitada, desde que haja talento por trás das câmeras. E acredito que dessa vez os diretores Jaume Balagueró e Paco Plaza se superaram. Um bom filme de terror espanhol já não é novidade há tempos, vide o recente excelente O Orfanato, dentre outros.

(Aliás, esse nome Jaume Balagueró não é desconhecido por aqui, ele dirigiu A Sétima Vítima, com Anna Paquin, que, apesar de parecer Hollywoodiano, é espanhol.)

Angela é uma repórter de tv, de um programa noturno, que vai acompanhar a noite de uma equipe de bombeiros. Junto com o câmera e dois bombeiros, vão até um pequeno prédio ver uma emergência – e são trancados lá dentro, junto com dois policiais e alguns moradores.

Os personagens não sabem o que está acontecendo, e nós também não. Vamos descobrindo aos poucos, e, pela câmera de tv, nem sempre conseguimos ver tudo.

Medo. Há muito tempo heu não sentia medo depois de ver um filme. A situação vivida pelos personagens é claustrofóbica e desesperadora, há um perigo ali do lado, e ninguém sabe o que é. E Angela e seu câmera, imbuídos de espírito jornalístico, filmam tudo, pra poder denunciar depois o que está acontecendo.

Recomendo fortemente! Principalmente porque já sei que a refilmagem americana, Quarantine, já está pronta…